metropoles.com

Maia avisa a correligionários que anuncia se fica ou se deixa o DEM na 2ª

Colegas de partido confirmam a informação e esperam que ele fique. O clima ficou “ruim” após a eleição da Mesa Diretora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia na Câmara
1 de 1 Rodrigo Maia na Câmara - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou a colegas de partido que vai anunciar, na próxima segunda-feira (8/2) a decisão se fica ou se se desfilia do DEM. Correligionários confirmaram a informação e esperam que ele fique no partido.

O parlamentar vai se reunir neste fim de semana com o seu grupo político no Rio de Janeiro – o vereador Cesar Maia (DEM), seu pai; o prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM); e o secretário de Fazenda do Rio, Pedro Paulo (DEM).

O líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (BA), confirmou que Maia avisou que fará uma reflexão, junto ao seu grupo político, e que na segunda-feira comunicará a decisão. “A gente aguarda e espera que ele fique, mas é uma decisão pessoal”, ponderou.

Não há, todavia, janela partidária e uma desfiliação, neste momento, poderia acarretar na perda de mandato. A saída precisa ser negociada ou o ato burocrático precisaria ser feito em outro momento.

O secretário-geral do DEM, Pauderney Avelino (AM), disse que Maia, quando disse que deixaria o partido, estava de cabeça quente e acredita que ele pode ficar na legenda.

“Tive uma conversa longa com ele, disse que, aqui no DEM, ele tem prestígio, espaço e amigos. Sair do partido não é solução para ele, a solução para ele está aqui [no DEM]”, disse.

4 imagens
Ex-presidente da Câmara cogita saída do partido
Apoio de Maia na sucessão da Câmara pode ser decisivo
Rodrigo Maia
1 de 4

O presidente da Câmara já se manifestou diversas vezes contrário à recriação de impostos

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Ex-presidente da Câmara cogita saída do partido

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

Apoio de Maia na sucessão da Câmara pode ser decisivo

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Rodrigo Maia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Expectativa de saída

Outros correligionários disseram que a expectativa é que Maia deixe o partido, diante do clima que ficou após a eleição da Mesa Diretora da Câmara. O parlamentar tem conversado com o PSL. O Cidadania seria outra possibilidade. O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, também abriu a possbilidade a Maia. Mas não há, todavia, nenhuma definição quanto à filiação.

O ex-presidente da Câmara foi o principal articulador da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), mas não teve o apoio da bancada do DEM. No dia anterior a eleição da Câmara, o partido anunciou neutralidade e mais da metade votou no deputado Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo Palácio do Planalto, que se elegeu presidente da Casa.

A bancada do DEM ficou incomodada com Maia pela forma com que ele conduziu o apoio a Baleia Rossi, sem ser consultada. O ex-presidente da Câmara, por sua vez, se sentiu abandonado pelo presidente do partido, ACM Neto, e colegas do partido.

Maia chegou a dizer a Neto que o DEM se tornaria conhecido como “partido da boquinha” por supostamente trocar apoio por cargos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?