metropoles.com

Maia ameniza ausência de Guedes na CCJ: “A gente encontra outra data”

Presidente da Câmara também delimitou seu espaço e disse apoiar uma reforma: “No meu quadrado, todo meu apoio à reforma da Previdência”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Rodrigo-Maia2
1 de 1 Rodrigo-Maia2 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse, nesta terça-feira (26/3), que entendeu a postura do ministro da Economia, Paulo Guedes, de não comparecer ao debate sobre a questão da Previdência que seria realizada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em um tom ameno, Maia disse que havia se comprometido com o ministro em acompanha-lo até o colegiado para demonstrar apoio à reforma.

“Eu disse que estaria com ele na CCJ, que o receberia, mas eu não posso ficar debatendo matéria na CCJ. Meu limite era recebê-lo e ir com ele mostrar meu apoio a ele e à proposta dele”, contou o presidente.

Maia voltou a dizer que a reforma da Previdência terá todo o apoio na Câmara, a qual ele se referiu como “meu quadrado”, delimitando seu espaço de poder. “No meu quadrado, todo meu apoio à tramitação e à aprovação da reforma da Previdência”, declarou.

O presidente da Câmara buscou amenizar o desgaste pela ausência do ministro. “Nós entendemos. Eu, pessoalmente, entendo que ainda tem tempo para esse debate”, disse Maia.

“Eu disse a ele: ministro, o senhor já deu demonstrações de que respeita o Parlamento brasileiro. Se sua decisão for essa, eu vou conversar com os líderes partidários para ver se a gente encontra uma outra data para que você possa comparecer”, contou Maia.

Segundo o presidente da Casa, a desistência do ministro não deveria atrapalhar a escolha do relator na CCJ. Maia acredita ainda que um nome do próprio partido do presidente poderia ser indicado para facilitar a tramitação inicial. “É o partido do presidente, terá melhores condições de dialogar com o líder do governo, com o partido do governo”, defendeu.

“Acho que o presidente da CCJ podia indicar o relator e, antes de votar, construir com o ministro Paulo Guedes a possibilidade de vir e ser recebido por todos nós”.

Articulação de aliados
Rodrigo Maia disse que apoia a iniciativa de partidos aliados de retirar do texto da reforma as mudanças referentes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural. Para o político, trata-se de uma “boa iniciativa” para que o discurso do governo de taxar quem ganha mais esteja alinhado com a realidade.

“Acho uma boa iniciativa dos outros partidos. Acho que os dois temas têm mais atrapalhado que ajudado a discussão da reforma da Previdência. O BPC e a aposentadoria rural não são, do ponto de vista fiscal, o principal problema. Mas, do ponto de vista de atingir as pessoas que mais precisão, são pontos que estão prejudicando mais o projeto. Fica parecendo que o discurso é diferente do que está escrito”, considerou o presidente da Câmara.

Paralelamente o presidente da Câmara está no meio de uma articulação que promete trazer de volta à tribuna a proposta de reforma da Previdência do governo de Michel Temer.

Desistência
O ministro da Economia, Paulo Guedes, desistiu de apresentar aos deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara a proposta que define novas regras para a Previdência. Ele era esperado pelo colegiado nesta terça-feira (26), na parte da tarde. A ida do ministro à Casa seria uma demonstração do governo de atenção com os deputados.

De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa, “a ida do ministro da Economia à CCJ será mais produtiva a partir da definição do relator”, informou. Até o momento, os congressistas ainda não definiram quem será o relator da reforma. Houve um movimento na direção do deputado Eduardo Cury (PSDB-SP) assumir a relatoria, mas houve recuo por parte do governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?