metropoles.com

Maia alfineta Guedes: “Perder parte do ministério para Onyx é humilhação”

Ex-presidente da Câmara dos Deputados e ministro da Economia são desafetos e vivem trocando farpas publicamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Maia
1 de 1 Rodrigo Maia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (sem partido-RJ) alfinetou, nesta quarta-feira (21/7), um de seus maiores desafetos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, que perderá força na reforma ministerial prometida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Perder parte do ministério [da Economia] para o Onyx [Lorenzoni (DEM)] é uma humilhação”, escreveu o parlamentar no Twitter.

Guedes, que foi apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como “superministro”, vem perdendo espaço no governo e, agora, terá o seu “superministério” desmembrado para reacomodar aliados. O atual ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Onyx Lorezoni, deverá ocupar o recriado Ministério do Trabalho. Guedes já admitiu uma “reorganização interna” da pasta.

A relação de Maia e Guedes, que são alinhados economicamente, azedou desde meados de 2019, após o parlamentar ficar com os louros da aprovação da reforma previdenciária. Os dois, então, passaram a trocar farpas publicamente.

Pouco afeito à articulação política, o ministro proibiu a equipe econômica de se reunir com o deputado quando ele era presidente da Câmara. Maia passou a minar a pauta de Guedes na Casa. Aliados de ambos articularam um armistício entre eles no fim do ano passado para destravar pautas do interesse do governo, mas o esforço não surtiu o efeito desejado.

Para além da relação atribulada com Guedes, Maia também não nutre boa relação com o presidente Bolsonaro. Eles também trocaram críticas publicamente ao longo da gestão Maia na Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?