Lupa: Datena fez vídeo de apoio a Alckmin, e não a Bolsonaro
Agência de checagem apurou boato que tem circulado nas redes sociais, envolvendo apresentador da Band. Confira o resultado do trabalho
atualizado
Compartilhar notícia
“[Bolsonaro] É um cara que eu confio mesmo. É um cara que trabalha como você, que luta como você, que erra como você e aprende com seus erros, como você.”
Frase do vídeo do apresentador José Luiz Datena (aqui) em que ele supostamente declara apoio a Jair Bolsonaro e que já tinha mais de 34 mil compartilhamentos às 15h do dia 3 de outubro de 2018
Na verdade, a declaração de cerca de um minuto foi dada por Datena em apoio ao candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. O vídeo foi gravado em julho deste ano, quando o apresentador cogitava se lançar candidato ao Senado pelo DEM, por São Paulo. A pessoa responsável pela edição apenas retirou a primeira frase do vídeo, que dizia: “Olha, eu não tenho muita coisa a falar do Geraldo, a não ser que é um baita cara honesto”.
O vídeo adulterado incluiu uma falsa marca d’água do PSL, partido de Bolsonaro, e imagens de arquivo do candidato em campanha.
O próprio Datena, após ficar sabendo do vídeo editado, declarou ao portal UOL que não apoia Bolsonaro. “Eu não voto em Bolsonaro, nem em [candidato do PT, Fernando] Haddad, nem em ninguém”.
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Com reportagem de Chico Marés