metropoles.com

Lula visita complexo naval para conhecer programa de submarinos

Ao lado do ministro da Defesa, José Múcio, Lula fará uma vistoria no local onde está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Ricardo Stuckert
Fr62AasWIA8Tt5D
1 de 1 Fr62AasWIA8Tt5D - Foto: Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita, na manhã desta quinta-feira (23/3), o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Ao lado do ministro da Defesa, José Múcio, Lula fará uma vistoria no local onde está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha (Prosub).

O tema também foi assunto de um almoço, na semana passada, com o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Marinha do Brasil, Marcos Sampaio Olsen. A reunião ocorreu no prédio da Marinha do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A visita ao complexo conta, segundo a Marinha do Brasil, com a participação da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet; da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias; da secretária-geral das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha; e dos empresários envolvidos no programa.

Acompanhe:

Durante a visita, será apresentado ao chefe do Executivo os avanços alcançados pelo Programa de Submarinos da Marinha nos primeiros 15 anos da parceria entre Brasil e França. Conduzem Lula o comandante da Marinha do Brasil, Marcos Sampaio Olsen, e o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Petronio Aguiar.

Lula também conhece o “Humaitá”, o segundo dos quatro submarinos convencionais que se encontra em fase de testes finais, visando a transferência para o setor operativo da Marinha do Brasil.

Programa de Submarinos da Marinha

O Programa de Submarinos da Marinha (Prosub) é um programa de desenvolvimento científico e tecnológico da Defesa. Seu objetivo é, primordialmente, a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN).

A iniciativa foi criada em 2008, durante o segundo mandato do presidente Lula, por meio da parceria estabelecida entre o Brasil e a França.

De acordo com a Força, com o programa o país será capaz de projetar, construir e operar seus próprios submarinos. Além disso, há estimativa de um impacto significativo na economia, já tendo gerado mais de 60 mil empregos diretos e indiretos, envolvendo cerca de 700 empresas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?