metropoles.com

Lula terá Zé Dirceu na Casa Civil e Dilma na Defesa, diz Bolsonaro

Mandatário chamou a ex-presidente Dilma de “mandona” e afirmou que o PT vai ratear ministérios entre partidos políticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
agenda presidente jair bolsonaro Evento de lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde no Palácio do Planalto 16
1 de 1 agenda presidente jair bolsonaro Evento de lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde no Palácio do Planalto 16 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta segunda-feira (31/1), que se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) for eleito em outubro, ele vai colocar o ex-ministro José Dirceu no comando da Casa Civil e a ex-presidente Dilma Rousseff à frente do Ministério da Defesa.

“Alguém acha que se o cara [Lula] voltar, Zé Dirceu não vai para a Casa Civil? Dilma para o Ministério da Defesa?”, indagou Bolsonaro em evento de uma unidade da Petrobras em Itaboraí (RJ). “É a Defesa mesmo, porque ela é mandona e é uma arma poderosa”, completou, provocando risadas da plateia formada por ministros, parlamentares, o presidente da Petrobras e servidores da estatal petroleira.

Os dois petistas citados por Bolsonaro já assumiram a Casa Civil em diferentes momentos do governo Lula. O chefe do Executivo ainda acusou o partido rival de ter rateado ministérios entre partidos políticos e falou na existência de um “mapa da fidelidade” para acompanhar o alinhamento dos votos dos parlamentares com o governo.

Depois de uma aproximação com o Centrão, Bolsonaro passou a contar em ministérios-chave com importantes representantes de siglas que já compuseram a base de apoio de gestões petistas, como o PL e o PP.

O presidente licenciado do PP, Ciro Nogueira (PI), comanda a Casa Civil desde agosto de 2021, enquanto Flávia Arruda (PL-DF) é a ministra da Secretaria de Governo, responsável pela articulação política do Planalto com o Congresso.

Ao longo do evento desta segunda, Bolsonaro fez um discurso eleitoral no qual disparou uma série de críticas ao ex-presidente Lula, a quem chamou de “bandido”, e ao PT, que classificou como “quadrilha”.

Intenções de voto

Pesquisas eleitorais recentes mostram Bolsonaro atrás do ex-presidente Lula nas intenções de voto. Alguns levantamentos mostram que o petista tem chances de sair vencedor ainda em primeiro turno.

Atualmente um dos mais cotados para ser o candidato a vice de Bolsonaro, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, tem demonstrado preocupação com a caminhada de Jair Bolsonaro rumo à tentativa de reeleição.

Embora publicamente o discurso seja de manter o entusiasmo, criticar pesquisas e transmitir otimismo aos apoiadores, Braga Netto acompanha com preocupação os números dos principais institutos de pesquisa. A estagnação de Bolsonaro em menos de 25% tem feito o general temer até que o presidente já seja derrotado em primeiro turno por Lula.

Agendas no Rio

O presidente da República participou, na manhã desta segunda, da pré-partida da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Gaslub Itaboraí. À tarde, ele vai participar de cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Usina Termelétrica Gás Natural Açu II (GNA II), em São João da Barra (RJ).

O evento desta manhã contou com a presença do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), aliado de Bolsonaro. Antes do discurso presidencial, o governador fez um agradecimento público ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por uma emenda que definiu, em 2019, que 3% do lucro arrecadado pela Petrobras vai para os estados produtores de petróleo, entre eles o Rio. “Flávio, o povo do teu estado só tem a te agradecer, viu?”, elogiou Castro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?