metropoles.com

Lula sobre votação de PL das Fake News: “Procuro não me meter muito”

PL das Fake News será analisado na Câmara dos Deputados e, se for aprovado, tornará crime a divulgação de inform

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Captura de tela 2023-05-02 130012
1 de 1 Captura de tela 2023-05-02 130012 - Foto: null

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na início da tarde desta terça-feira (2/5), no Itamaraty, que procura “não se meter” em questões afetas ao Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados se prepara para analisar, o PL das Fake News (PL 2630/20), que se for aprovado, tornará crime a divulgação de informações falsas na internet.

“Eu procuro não me meter muito na questão da Câmara, porque conversar com um já é difícil, imagina conversar com 513. Deixa a Câmara decidir a hora que vai votar e vamos aguardar o resultado”, disse Lula sobre a iminente votação.

Veja a fala:

 

Mais cedo, o presidente se reuniu, no Palácio da Alvorada, com o presidente da Câmara dos DeputadosArthur Lira (PP-AL). Sem dar maiores detalhes, o mandatário disse que a conversa com Lira foi boa. “[A conversa] Sempre é boa. Toda conversa que eu faço é sempre boa”, disse.

PL das Fake News

O relator do projeto, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), apresentou a exposição final do projeto, na semana passada ao presidente Arthur Lira (PP-AL). Lira, por sua vez, se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira.

regime de urgência foi aprovado na última terça-feira (25/4), com margem mínima, diante de intrigas envolvendo quebra de acordo com lideranças partidárias. A medida só passou graças à “tratorada” de Lira. Isso permite a análise do PL 2630/2020 sem necessidade de discussão em Comissão Especial.

Parlamentares contrários a pontos da atual proposta se articulam em torno de um substitutivo e mexem suas peças para apresentar uma alternativa ao texto.

Ao Metrópoles, parlamentares que endossaram a urgência disseram ser contrários ao mérito do texto. Diante disso, a oposição trabalha com um cenário no qual o relatório de Orlando Silva não prosperará até a votação final.

Sabe-se que até a tarde desta terça, quando está prevista a votação do mérito do projeto, Orlando seguirá conversando com os colegas. Na manhã do dia de votação, o relator ainda deve se encontrar com lideranças.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?