metropoles.com

Lula sobre morte de David Miranda: “Trajetória extraordinária”

David Miranda estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde agosto de 2022. Ele morreu aos 37 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
Brasília (DF), 24/06/2019. David Miranda e Fábio Felix do PSOL são entrevistados no Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 24/06/2019. David Miranda e Fábio Felix do PSOL são entrevistados no Metrópoles - Foto: Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, na manhã desta terça-feira (9/5), a morte do ex-deputado David Miranda (PDT-RJ), que estava internado desde agosto de 2022, para tratar uma infecção gastrointestinal. Segundo o petista, Miranda foi um “jovem de trajetória extraordinária”.

“Meus sentimentos ao Glenn Greenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais”, disse Lula. Veja o post:

No Twitter, o marido de Miranda, o jornalista Glenn Greenwald, anunciou e lamentou a morte. “David era singular: o homem mais forte, apaixonado e compassivo que já conheci. Ninguém tinha uma palavra ruim para ele. Não consigo descrever a perda e a dor. Farei o possível para honrar seu legado: nossas crianças e nossas ONGs. E eu sei que muitos irão celebrá-lo e seu impacto”, disse.

Confira:

Oito meses hospitalizado

Miranda estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde agosto de 2022, quando foi hospitalizado para tratar uma infecção gastrointestinal, e foi alvo de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia. Ao todo, foram oito meses na UTI.

Em março, Greenwald afirmou em um relato publicado em rede social que Miranda estava a maior parte do tempo acordado e conseguia conversar, mesmo com a traqueostomia que teve que fazer. Entretanto, se mantinha ligado a uma máquina de ventilação mecânica.

Ainda com mandato de deputado federal, no ano passado, Miranda renunciou da candidatura à reeleição. O pedido foi aceito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Eu disse, desde o começo da internação dele, no dia 6 de agosto, que a única pessoa que deveria tomar decisões sobre a candidatura do David é o David. Mas, infelizmente, essa não é a nossa realidade”, lamentou Greenwald à época.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?