metropoles.com

Lula sobre ministro Rui Costa: “É a Dilma Rousseff de calças”

Além de ex-presidente do Brasil, Dilma atuou como ministra-chefe da Casa Civil de Lula entre 2005 e 2010, mesmo cargo de Rui Costa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Partido Lula Dilma
1 de 1 Partido Lula Dilma - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou, durante entrevista à TV 247, na manhã desta terça-feira (21/3), sobre o papel do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo o mandatário, o ex-governador da Bahia age com a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff.

Lula falava sobre o time de ministros, quando começou a explicar as atribuições da Casa Civil, pasta mais importante para a Presidência da República, responsável pela coordenação da Esplanada. “Estou com uma surpresa agradabilíssima dos ministros que foram governadores, que foram prefeitos. A capacidade deles de fazer a máquina funcionar é muito grande”, contou Lula.

“Falo para o Rui Costa: ‘Você é minha Dilma de calças’. Porque veja, o papel da Casa Civil é uma espécie de coordenador do governo e é quase como se fosse uma espécie de defesa dos interesses do presidente da República”, explicou.

Além de ex-presidente do Brasil (2011-2016), Dilma atuou como ministra-chefe da Casa Civil de Lula entre 2005 e 2010.

“Eu lembro que a Dilma chegava em uma reunião do governo e falava assim: ‘Ó, ninguém vai mentir para o presidente. Se mentir, eu vou dizer que é mentira’. Eu achava aquilo fantástico, porque aquilo me deixava dormir com a consciência tranquila que tinha alguém tomando conta”, relembrou o petista, rindo.

Segundo o presidente, à frente da Casa Civil, Dilma discordava de vários outros ministros, mas, se ocorriam desentendimentos maiores, ele “fazia o carinho necessário para não ter desarmonia entre o governo”.

“O Rui foi chefe da Casa Civil do Jaques Wagner, e ele me falava: ‘Ele é um cara que tomar conta, pode ficar certo’. E obviamente, às vezes, o chefe da Casa Civil discorda de um ministro. Eu lembro da Dilma discordando do Sérgio Rezende, do Haddad, do Guido Mantega”, contou Lula.

Bronca em ministros

Em sua fala, o mandatário ainda citou o episódio envolvendo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que criticou o endividamento dos aposentados e, consequentemente, acabou advertido por Lula.

“Ao invés de anunciar, porque acho que é uma coisa correta você tentar abaixar a taxa de juros, não apenas no Banco do Brasil, mas tentar discutir, inclusive, com o sistema financeiro, que empresta crédito consignado — tem banco que empresta a [juro de] 8% ao mês, a 9% ao mês, isso é um roubo do coitado do aposentado —, era preciso ter feito um acerto para anunciar uma medida que envolvesse a Fazenda, o Planejamento, os bancos públicos e privados”, lembrou Lula.

“Não, o Lupi anunciou [sozinho]. Depois de estar numa reunião comigo, eu falei: Olha, você agora conversa com o Rui para acertar como a gente faz. Tem de chamar os bancos para conversar. Ele anunciou. Uma coisa que poderia ser 100% boa, favorável criou um clima de insatisfação nos bancos, que precisavam ter sido avisados e se preparado”, salientou. “De qualquer forma, a tese é boa. Nós vamos tentar ver como a gente pode fazer para que os juros abaixem de verdade”, continuou.

Na semana passada, Lula abriu a reunião com ministros da área social com uma bronca pública aos titulares de pastas por anúncios feitos sem aval da Casa Civil.

“Qualquer genialidade que alguém possa ter é importante que, antes de anunciar, [a autoridade] faça uma reunião com a Casa Civil, para que a Casa Civil discuta com a Presidência da República e a gente possa chamar o autor da genialidade e anunciar publicamente, como se fosse uma coisa do governo, que esteja de acordo com os outros ministros, que esteja de acordo com a Fazenda, o Planejamento”, disse o mandatário na ocasião.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?