Lula se reúne com Múcio e cotados para chefiar Forças Armadas
Além de José Múcio, futuro ministro da Defesa, Lula recebeu militares cotados para assumirem cargos no novo governo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta sexta-feira (16/12), com o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e com militares cotados para integrar o novo governo.
Múcio foi anunciado como ministro no dia 9 de dezembro, junto com outros futuros chefes das primeiras pastas definidas.
Os militares que conversaram com Lula foram indicados por Múcio para fazer parte do futuro governo. São eles:
- Marcos Sampaio Olsen (almirante de esquadra) – atual comandante de Operações Navais da Marinha, cotado para comandar a Marinha;
- Marcelo Kanitz Damasceno (tenente-brigadeiro do ar) – chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, cotado para comandar a Força Aérea;
- Renato Rodrigues de Aguiar Freire (almirante de Esquadra) – chefe do Estado-Maior da Marinha, cotado para ser o comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
Nessa sexta-feira, o petista também se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Segundo aliados do petista, a PEC da Transição e os acordos políticos a serem costurados no ano que vem foram os principais assuntos da reunião. Os encontros ocorreram em Brasília.
Lira estava em sua cidade natal, Alagoas, e retornou à capital federal no começo desta tarde. Lula, por sua vez, estava em São Paulo até quinta-feira (15/12), onde participou do Natal dos Catadores, ao lado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Esta foi a quarta reunião entre os dois desde que Lula foi eleito, no dia 30 de outubro. Lira e Lula se encontraram pela última vez na terça-feira (13/12), para tratar especificamente da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição na Câmara. O texto passou no Senado e, agora, precisa do aval dos deputados.