metropoles.com

Lula se recupera bem e deve voltar a despachar do Planalto na quinta

Chefe das Relações Institucionais, Padilha disse que Lula tem evolução positiva e deve manter as agendas no Alvorada até quarta-feira (29/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva discursa com brasão da Republica ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva discursa com brasão da Republica ao fundo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por nova avaliação médica nesta segunda-feira (27/3). De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o petista se recupera bem e deve voltar a despachar do Palácio do Planalto ainda nesta quinta-feira (30/3).

O problema de saúde manifestou os primeiros sinais na noite de quinta-feira (23/3) e impossibilitou a viagem de Lula à China, onde ele participaria de uma série de eventos diplomáticos.

Segundo Padilha, o quadro de saúde do presidente evolui positivamente. “O presidente continua muito bem, com evolução muito positiva. Inclusive, neste momento, a medicação é via oral. Recuperação ótima”, disse.

O chefe das Relações Institucionais também falou que Lula deve manter as agendas no Palácio da Alvorada até a próxima quarta-feira (29/3), para não se expor e melhorar a reabilitação.

Nesta segunda, Lula recebeu a visita da médica Ana Helena Germoglio, que acompanha de perto o estado de saúde do presidente.

“[Lula] deve manter as agendas de trabalho pelo menos até quarta-feira aqui no próprio Palácio da Alvorada, por recomendação médica. Melhora a reabilitação e reduz a exposição”, informou o ministro.

Após avaliação dos médicos, Lula precisou adiar a ida à China. No sábado (25/3), a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que a viagem precisaria ser cancelada pelo agravamento do quadro.

“Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento. Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”, dizia a nota.

Enquanto o presidente se recupera, o Itamaraty tenta remarcar a viagem dele à China. A expectativa é que ela só aconteça a partir de maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?