metropoles.com

Lula sanciona PL que amplia atendimento odontológico no SUS

Conhecido como Brasil Sorridente, o programa foi criado em 2004 com o intuito de combater a dificuldade de acesso à saúde bucal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FvnwGGCXsAwBDXW
1 de 1 FvnwGGCXsAwBDXW - Foto: null

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na manhã desta segunda-feira (8/5), o PL 8131/2017, que inclui definitivamente a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), programa que ficou conhecido como Brasil Sorridente. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília

O Brasil Sorridente foi criado em 2004, com o intuito de combater a dificuldade de acesso da população mais vulnerável à saúde bucal. Veja a linha do tempo do programa:

Na prática, a sanção permitirá que o programa seja incluído de vez na Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90), que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde. O ato, torna o Brasil Sorridente uma política de Estado.

Veja:

 

Além da sanção do PL 8131/2017, que em seu texto prevê o acesso universal, equânime e contínuo aos serviços de saúde bucal no SUS, o governo também fará a ampliação do credenciamento novas equipes de saúde bucal. Serão quase 3,7 mil novas formações e 630 novos serviços e unidades de atendimento. Os credenciamentos estavam represados desde 2022.

Um total de 805 municípios passam a contar com novos serviços de saúde bucal: 19 novos Centros de Especialidades Odontológicas em todo Brasil, 10 unidades odontológicas móveis e 552 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD). O investimento previsto é de R$ 136.877.502, 15 apenas em 2023.

Veja a distribuição, por município:

2 imagens
  Desses, 85 municípios vão receber equipes de saúde bucal pela primeira vez.
1 de 2

Um total de 805 municípios passam a contar com novos serviços de saúde bucal

Reprodução
2 de 2

Desses, 85 municípios vão receber equipes de saúde bucal pela primeira vez.

Reprodução

No Twitter, o presidente Lula afirmou que em seu lançamento, o programa de saúde bucal trouxe dignidade para muitos brasileiros. Veja:

Em sua fala no evento, o presidente Lula disse que a sanção recupera a dignidade do ser humano. “A realidade gostam de serem bem tratadas. As pessoas não se tratam porque não podem. Ninguém gosta de estar banguelo, ninguém gosta de ter dente sujo e aparecer feio diante dos outros. O Brasil Sorridente é uma coisa extraordinária porque recupera o sorriso e a dignidade do ser humano, a dignidade e orgulho do ser humano”, disse.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, por sua vez, destacou a importância da incorporação do programa ao SUS. “O programa criado em 2004 representou grande avanço no SUS e avanço pra saude da população. Contar com todas e todos nessa solenidade é uma grande alegria, demonstração de forte união compromisso para que alcancemos a saúde bucal como direito de todas e todos e como política universal, uma grande política do nosso SUS”, pontuou Trindade.

Em outro momento, Nísia destacou que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve grande influência na redução de investimentos e credenciamentos das unidades de saúde bucal.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?