metropoles.com

Lula reúne ministros e diz que hoje começa “campeonato” do governo

Presidente Lula conduz reunião ministerial nesta sexta-feira (10/3) no Palácio do Planalto. Ele citou dificuldade na montagem de ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Lula em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e senadores após invasão no Congresso Nacional. Ele aparece em detalhe com bandeira da República atrás - Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e senadores após invasão no Congresso Nacional. Ele aparece em detalhe com bandeira da República atrás - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conduz, na manhã desta sexta-feira (10/3), uma reunião ministerial no Palácio do Planalto. Na abertura do encontro, transmitida pela TV Brasil, Lula citou a dificuldade de ministros na montagem de suas equipes e disse que hoje começa “de verdade” o governo.

“Essa reunião é, eu diria, quase que o começo, de verdade, do nosso mandato. É como se nós tivéssemos passado por uma preparação, ou seja, cada um montou seu ministério, [houve] a dificuldade de alocar as pessoas, muita dificuldade para indicar as pessoas, muita gente demorou mais de um mês, um mês e meio para poder montar o ministério. E agora, este é o momento em que a gente começa, de verdade, o campeonato”, disse Lula aos ministros.

E continuou: “Apesar de já termos ganhado a recopa com a aprovação da PEC, que foi uma novidade na história política do Brasil, você aprovar uma PEC antes de estar governando um país, ou seja, foi uma coisa que a gente deve aos nossos companheiros da política e da área econômica”.

Em sua fala, Lula frisou as viagens já feitas neste início de mandato (“mais do que os governos anteriores”, segundo ele) e mencionou a inauguração de obras.

A Casa Civil vai apresentar o cronograma do plano de investimentos. Em seguida, alguns ministros farão uma apresentação. Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) darão informes sobre questões orçamentárias.

A equipe econômica deverá apresentar ao Congresso, até o fim de março, o novo arcabouço fiscal, medida que substituirá o teto de gastos, implementado durante o governo de Michel Temer (MDB). O teto é um mecanismo que limita o aumento das despesas públicas à inflação registrada no ano anterior. Criticado pelo PT, ele deverá ser substituído por outra proposta.

Na abertura do encontro, Lula disse que é preciso “utilizar bem” o dinheiro público disponível e elogiou seu ministro da Fazenda, ao dizer que Haddad é “criativo”.

Em seguida, cada ministro fará uma apresentação “sucinta” da sua pasta. Esses trechos da reunião não serão transmitidos.

Do lado esquerdo de Lula, está sentado o ministro Fernando Haddad e, à direita, o chefe da Casa Civil, Rui Costa. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também participa do encontro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?