Lula reúne ministros e diz que hoje começa “campeonato” do governo
Presidente Lula conduz reunião ministerial nesta sexta-feira (10/3) no Palácio do Planalto. Ele citou dificuldade na montagem de ministérios
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conduz, na manhã desta sexta-feira (10/3), uma reunião ministerial no Palácio do Planalto. Na abertura do encontro, transmitida pela TV Brasil, Lula citou a dificuldade de ministros na montagem de suas equipes e disse que hoje começa “de verdade” o governo.
“Essa reunião é, eu diria, quase que o começo, de verdade, do nosso mandato. É como se nós tivéssemos passado por uma preparação, ou seja, cada um montou seu ministério, [houve] a dificuldade de alocar as pessoas, muita dificuldade para indicar as pessoas, muita gente demorou mais de um mês, um mês e meio para poder montar o ministério. E agora, este é o momento em que a gente começa, de verdade, o campeonato”, disse Lula aos ministros.
E continuou: “Apesar de já termos ganhado a recopa com a aprovação da PEC, que foi uma novidade na história política do Brasil, você aprovar uma PEC antes de estar governando um país, ou seja, foi uma coisa que a gente deve aos nossos companheiros da política e da área econômica”.
Em sua fala, Lula frisou as viagens já feitas neste início de mandato (“mais do que os governos anteriores”, segundo ele) e mencionou a inauguração de obras.
A Casa Civil vai apresentar o cronograma do plano de investimentos. Em seguida, alguns ministros farão uma apresentação. Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) darão informes sobre questões orçamentárias.
A equipe econômica deverá apresentar ao Congresso, até o fim de março, o novo arcabouço fiscal, medida que substituirá o teto de gastos, implementado durante o governo de Michel Temer (MDB). O teto é um mecanismo que limita o aumento das despesas públicas à inflação registrada no ano anterior. Criticado pelo PT, ele deverá ser substituído por outra proposta.
Na abertura do encontro, Lula disse que é preciso “utilizar bem” o dinheiro público disponível e elogiou seu ministro da Fazenda, ao dizer que Haddad é “criativo”.
Em seguida, cada ministro fará uma apresentação “sucinta” da sua pasta. Esses trechos da reunião não serão transmitidos.
Do lado esquerdo de Lula, está sentado o ministro Fernando Haddad e, à direita, o chefe da Casa Civil, Rui Costa. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também participa do encontro.