metropoles.com

Lula retoma exigência de visto para Austrália, Canadá, EUA e Japão

Exigência de visto havia sido anunciada pelo presidente, pelo princípio da reciprocidade. O ato passa a valer a partir do dia 1º de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher segurando passaporte italiano - Metrópoles
1 de 1 Mulher segurando passaporte italiano - Metrópoles - Foto: Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na manhã desta quarta-feira (3/5), portaria que determina a retomada da exigência de visto para turistas oriundos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A medida passa a valer a partir do dia 1º de outubro de 2023.

A medida retifica um dos primeiros atos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, no qual o presidente optou por abrir mão, de forma unilateral, da exigência do documento, uma vez que os quatro países exigem vistos de brasileiros que desejam visitá-los.

Segundo o governo, a medida de retomada é baseada no princípio da reciprocidade e deve ter impacto mínimo no setor de turismo.

Em nota oficial, o Itamaraty afirmou que “o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita, sem reciprocidade, a outros países”. No documento, o órgão frisa que “o governo brasileiro estará pronto a seguir negociando, com os quatro mencionados países, acordos de isenção de vistos em bases recíprocas”.

Em comunicado ao Metrópoles, o Ministério do Turismo aponta que vai “trabalhar com o Ministério das Relações Exteriores medidas para facilitar a emissão de vistos, como o visto eletrônico, obtido no prazo de 24 horas, de forma on-line e sem a necessidade de deslocamento aos consulados”.

Desta forma, o processo não deve apresentar grandes dificuldades para aqueles que desejam visitar o Brasil. O órgão reitera que a facilitação da emissão do documento é suficiente para um acréscimo de 25% na entrada de estrangeiros no país, segundo estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?