metropoles.com

Lula rebate Eduardo: “O Brasil precisa de mais democracia”

Ex-presidente petista condenou um “novo AI-5”, defendido pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para “conter a esquerda” no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Presidente Lula
1 de 1 Presidente Lula - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que defendeu um “novo AI-5” para “conter a esquerda” no país. O petista destacou que o Brasil precisa de mais “democracia”.

Em nota divulgada pelo Instituto Lula nesta sexta-feira (01/11/2019), o presidente condenou a citação ao decreto que recrudesceu atos da ditadura militar. “O Brasil precisa de mais democracia e não de menos”, afirmou Lula.

A declaração foi dada aos assessores José Chrispiniano e Ricardo Amaral, que visitaram o ex-presidente na prisão, nessa quinta-feira (31/10/2019).

Lula cobrou do presidente Jair Bolsonaro (PSL) postura equivalente ao cargo que ocupa. “Bolsonaro tem que agir como presidente e respeitar o povo brasileiro. Ele não precisa concordar comigo, ele tem que respeitar democraticamente a opinião de todos”, concluiu.

O AI-5 vigorou até 1978. O decreto é duramente criticado por historiadores, sociólogos e antropólogos por ter aumentado a ocorrência de atos de tortura, assassinatos e sequestros por parte das forças da ditadura. Além disso, intensificou o cerceamento das oposições, com perseguição a lideranças políticas, sindicais e de movimentos sociais, como os estudantis.

Segundo o deputado, se a esquerda brasileira “radicalizar“, uma resposta pode ser “via um novo AI-5“. Na entrevista, ele reclamou que tudo de ruim que acontece é creditada a culpa no pai. Depois da repercussão negativa, Eduardo pediu desculpas e disse que foi mal interpretado.

A declaração movimentou os três Poderes, com reações críticas. As mais enérgicas chegaram a pedir a cassação do mandato de Eduardo, eleito com 1,8 milhão de votos. Os presidentes da República, da Câmara, do Senado e ministros do STF repudiaram a fala.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?