metropoles.com

Lula quer retomar “cooperação para investimentos” com chanceler alemão

No Planalto, Lula recebe chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, nesta segunda. Temas, como meio ambiente e acordo Mercosul-UE, estão na pauta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula se reúne com governadores para debater medidas contra terrorismo. Na imagem, ele gesticula, segurando um microfone e sentado diante de bandeira do país - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula se reúne com governadores para debater medidas contra terrorismo. Na imagem, ele gesticula, segurando um microfone e sentado diante de bandeira do país - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que pretende retomar as relações de “amizade e cooperação” em temas como “desenvolvimento sustentável, investimentos e geração de empregos” com a Alemanha durante a visita do chanceler alemão, Olaf Scholz, a Brasília, nesta segunda-feira (30/1).

O mandatário brasileiro recebe o chefe de governo da Alemanha no Palácio do Planalto, esta tarde, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Veja o post:

Lula deve se reunir com chefes de ao menos 6 países ainda no 1º semestre

A programação com o chanceler alemão ocorre ao longo da tarde desta segunda-feira (30/1). Às 15h30, Olaf Scholz chegará ao Palácio do Planalto, onde terá uma reunião bilateral com Lula.

Em seguida, os dois líderes vão conversar com delegações empresariais dos dois países. Às 19h30, o mandatário brasileiro receberá o alemão para um jantar, no Palácio do Itamaraty.

Desenvolvimento sustentável

Na pauta da reunião, além das relações econômicas entre as duas nações – a Alemanha é o quarto país que mais exporta para o Brasil –, devem figurar temas ligados ao meio ambiente, à guerra na Ucrânia e à defesa da democracia. No encontro, Scholz irá formalizar a retomada dos investimentos alemães no Fundo Amazônia.

Mais de três anos após bloquear suas contribuições, a Alemanha retomará os investimentos no mecanismo de financiamento a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento da chamada Amazônia Legal. O montante previsto para liberação é de 31 milhões de euros, o que equivale a aproximadamente R$ 170 milhões.

De acordo com o MRE, esses recursos serão divididos da seguinte maneira: até 10 milhões de euros para um projeto de Conservação Florestal na Região Amazônica do Brasil – Bioeconomia e até 21 milhões de euros para o projeto Conservação Florestal na Região Amazônica do Brasil – Controle de Desmatamento.

Livre comércio

O acordo de livre comércio Mercosul-UE também será ponto central nos debates. No último sábado (28/1), o chefe de governo alemão defendeu uma rápida conclusão das negociações, durante visita a Buenos Aires, o primeiro destino no tour alemão pela região sul-americana.

“As reuniões buscam aprofundar a retomada das relações entre Brasil-Alemanha, com aumento do diálogo diplomático e da cooperação política, econômica e ambiental. O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia também deverá ser discutido no encontro das maiores economias nacionais de cada bloco”, comunicou o Itamaraty.

Expansão dos investimentos

A Alemanha também deve doar mais de R$ 1 bilhão ao Brasil ainda nos 100 primeiros dias do governo Lula. A intenção foi apresentada por Svenja Schulze, ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento.

A pasta comandada por Svenja é responsável pelas doações ao Fundo Amazônia. Os repasses, porém, podem ir além do mecanismo de proteção à floresta e contemplar outras áreas, como desigualdade social.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?