metropoles.com

Lula propõe salários iguais e cota para vítimas de violência doméstica

Presidente Lula participou de cerimônia em celebração ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Planalto, onde anunciou medidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Cerimônia de celebração do Dia Internacional das Mulheres e anúncio de conjunto de ações
1 de 1 Cerimônia de celebração do Dia Internacional das Mulheres e anúncio de conjunto de ações - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (8/3), data em que se celebra o Dia da Mulher, ações formuladas por 19 ministérios e pelos bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES) para combate à violência contra mulheres e promoção de direitos.

A principal medida é um projeto de lei para promover a igualdade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função na iniciativa privada. Segundo Lula, o texto, a ser encaminhado ao Congresso Nacional, vai estipular medidas para que empresas tenham maior transparência sobre seus salários e ampliar a fiscalização e o combate à discriminação salarial.

“Com a lei da equiparação salarial que apresentamos agora, fizemos a questão de colocar a palavra ‘obrigatoriedade’. Se trabalha na mesma função, com a mesma competência, a mulher tem o direito de ganhar o mesmo salário”, disse durante a cerimônia em celebração ao Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Planalto.

Tebet defende multa para equiparar salários de homens e mulheres

Deputados e senadores chegaram a aprovar um projeto para instituir multa aos empregadores que fazem a distinção salarial. No entanto, há um impasse, porque a lei foi devolvida ao Congresso Nacional pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Construção de casas e cotas para vítimas de violência

O governo recriou o programa Mulher Viver sem Violência, o qual prevê a construção de 40 novas unidades das Casas da Mulher Brasileira, com utilização de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e investimento de R$ 372 milhões, além da doação de 270 viaturas para a Patrulha Maria da Penha.

Será editado também um decreto prevendo a regulamentação da cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência em contratações públicas na administração federal direta, nas autarquias e fundações.

Veja as medidas assinadas por Lula:

1) Decreto que institui programa Mulher Viver sem Violência
2) Mensagem ao Congresso Nacional de ratificação da convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre violência e assédio no mundo do trabalho
3) Decreto que exige mínimo de mão de obra constituído por mulheres vítimas de violência
4) PL do Dia Nacional Marielle Franco de enfrentamento à violência política e de gênero
5) PL que institui a lei de igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens
6) PL que cria mecanismos específicos para atletas gestantes ou puérperas, no âmbito da Bolsa-Atleta

7) Decreto que institui programa de proteção e promoção de saúde menstrual
8) Decreto que altera lei da Bolsa Atleta para garantir licença-maternidade e proteção aos direitos da gestante
9) Mensagem ao Congresso Nacional de ratificação da convenção da OIT sobre igualdade de oportunidade para trabalhadores homens e mulheres com responsabilidades salariais

Adicionalmente, o 14 de março será transformado no Dia Nacional Marielle Franco, data com foco no enfrentamento à violência política de gênero e de raça. Em 14 de março de 2018, a vereadora do Rio de Janeiro pelo PSol foi assassinada em um crime político ainda sem solução.

A iniciativa, que busca alertar sobre a violência política no país, é do Ministério da Igualdade Racial, comandado pela educadora Anielle Franco, irmã de Marielle.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?