metropoles.com

Lula promete apoiar projeto que equipara salários de homens e mulheres

Texto foi enviado para sanção de Bolsonaro após aprovação do Senado, em 2021. Câmara, porém, pediu devolução do projeto para nova análise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula se reúne com governadores no Palácio do Planalto após atos terroristas promovidos por bolsonaristas. Ele fala em microfone e gesticula com bandeira do Brasil atrás - Metrópoles
1 de 1 Lula se reúne com governadores no Palácio do Planalto após atos terroristas promovidos por bolsonaristas. Ele fala em microfone e gesticula com bandeira do Brasil atrás - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (16/1) que o governo irá apoiar o projeto de lei que garante salários iguais a homens e mulheres que ocuparem a mesma função em seus respectivos empregos.

Durante posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros (leia mais abaixo), Lula afirmou que o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também fará parte da negociação. A secretaria, que tem status de ministério, é responsável pela articulação política do governo.

“Tem um projeto na Câmara ou no Senado que já passou, que é o cumprimento da Constituição, garantindo que a mulher e o homem recebam salário igual quando os dois exercerem a mesma função. Nós precisamos, Padilha, organizar e fazer com esse projeto seja votado no Senado ou na Câmara, não sei onde ele está parado, para que a gente comece a melhorar e a consertar tudo aquilo que não aconteceu no século 20, a gente fazer acontecer no século 21”, declarou Lula.

O projeto a que Lula se refere foi aprovado em 2011, pela Câmara dos Deputados, e em março de 2021, pelo Senado Federal. Após a aprovação, o texto foi encaminhado para o Palácio do Planalto, para ser analisado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), que poderia sancionar ou vetar o projeto.

Em abril de 2021, porém, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu a devolução do projeto à Câmara, uma vez que, segundo ele, o texto sofreu alteração ao tramitar pelo Senado e, por isso, deveria retornar para mais uma análise dos deputados antes de ir a sanção.

Nova presidente do Banco do Brasil

Ao tomar posse, a nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros, afirmou que sua gestão será pautada na diversidade e na transparência. A nova chefe do BB é a primeira mulher a assumir o cargo na história da instituição financeira.

“Minha gestão será pautada pela transparência, diálogo aberto, franco e propositivo. Eu não sou apenas a representante do meu time, eu sou o espelho dele”, disse em seu discurso.

Tarciana assumirá a cadeira antes ocupada por Fausto de Andrade Ribeiro, cuja exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda.

“Reconhecemos que o tema da diversidade ainda precisa avançar bastante na estrutura da nossa organização. E isso será feito com base em muito diálogo, escuta ativa e entendimento da realidade de cada segmento do corpo organizacional”, afirmou a nova presidente.

“E nós não vamos ficar apenas no aspecto simbólico da minha nomeação. Faremos um diagnóstico preciso, adotaremos medidas concretas para diversificar ainda mais os times. O BB vai vivenciar a diversidade plena, na prática.”

Quem é Tarciana Medeiros

Tarciana Medeiros, de 44 anos, era gerente-executiva na área de Clientes e Soluções para Pessoas Físicas do Banco do Brasil desde 2019. Ela trabalha no banco há mais de 20 anos, desde 2000, e será a primeira mulher a ocupar o posto em 214 anos de história do BB.

A bancária é bacharel em administração de empresas e pós-graduada em administração, negócios e marketing e em liderança, inovação e gestão.

Tarciana assumiu o primeiro cargo de gestão no banco em 2002. Desde o ano passado, ela é executiva na Diretoria de Clientes PF e MPE e na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes, na qual é responsável pelo B-Commerce da instituição.

Durante uma década, exerceu diversas funções no banco, em agências e superintendências nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Ela foi responsável por desenvolver estratégias para distribuição de produtos ligados aos mercados de pessoas físicas e agronegócios.

Entre 2013 e 2018, Tarciana esteve à frente da Superintendência Comercial da BB Seguros. Em 2018, assumiu como executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos. Ela também atuou na implementação de ações de assistência aos clientes para prorrogação de operações de crédito durante a pandemia da Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?