Lula pode ficar preso em sala de Estado-Maior, afirma colunista
Com temor do que pode acontecer se o ex-presidente for levado a um presídio, força-tarefa estaria à procura de lugar seguro para o petista
atualizado
Compartilhar notícia
Com a possibilidade de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já na próxima semana, uma força-tarefa procura local sem riscos para o petista começar a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de detenção em regime fechado. Há receio em relação ao que pode acontecer se ele for para um presídio. A informação é da coluna de Andreza Matais, do jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com a colunista, a opção seria encaminhar o ex-presidente para uma sala de Estado-Maior, existente em todas as dependências do comando das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Uma possibilidade seria montar essa estrutura dentro da Superintendência da Polícia Federal no Paraná. Ao determinar o início do cumprimento de pena, o magistrado pode estipular, por exemplo, que se reserve uma sala, com acesso a banheiro e sem grades, com as mesmas características de um espaço de Estado-Maior.Supremo
Ainda nesta quinta-feira (22/3), o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa pedido de habeas corpus da defesa de Lula a fim de protelar o início do cumprimento da pena. Se ele não conseguir o benefício, a ordem de prisão pode ser decretada na próxima semana, uma vez que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) analisará, já na segunda-feira (26), os embargos declaratórios apresentados pelos advogados do político contra sua condenação em segunda instância. Após essa etapa, em tese, a prisão poderia ser determinada pela Corte.
Um ministro do STF disse à Coluna que não é improvável o petista obter o habeas corpos nesta quinta. Se isso acontecer, a prisão seria adiada para depois de a condenação transitar em julgado.