metropoles.com

Lula pode ficar preso em sala de Estado-Maior, afirma colunista

Com temor do que pode acontecer se o ex-presidente for levado a um presídio, força-tarefa estaria à procura de lugar seguro para o petista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ex-presidente Lula faz um discurso – Brasília(DF), 12/01/2017
1 de 1 Ex-presidente Lula faz um discurso – Brasília(DF), 12/01/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Com a possibilidade de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já na próxima semana, uma força-tarefa procura local sem riscos para o petista começar a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de detenção em regime fechado. Há receio em relação ao que pode acontecer se ele for para um presídio. A informação é da coluna de Andreza Matais, do jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com a colunista, a opção seria encaminhar o ex-presidente para uma sala de Estado-Maior, existente em todas as dependências do comando das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Uma possibilidade seria montar essa estrutura dentro da Superintendência da Polícia Federal no Paraná. Ao determinar o início do cumprimento de pena, o magistrado pode estipular, por exemplo, que se reserve uma sala, com acesso a banheiro e sem grades, com as mesmas características de um espaço de Estado-Maior.

Supremo
Ainda nesta quinta-feira (22/3), o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa pedido de habeas corpus da defesa de Lula a fim de protelar o início do cumprimento da pena. Se ele não conseguir o benefício, a ordem de prisão pode ser decretada na próxima semana, uma vez que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) analisará, já na segunda-feira (26), os embargos declaratórios apresentados pelos advogados do político contra sua condenação em segunda instância. Após essa etapa, em tese, a prisão poderia ser determinada pela Corte.

Um ministro do STF disse à Coluna que não é improvável o petista obter o habeas corpos nesta quinta. Se isso acontecer, a prisão seria adiada para depois de a condenação transitar em julgado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?