Lula participa da abertura do Foro de São Paulo na quinta-feira (29/6)
Evento começa em 29 de junho e vai até o dia 2 de julho, no Hotel San Marco, região central de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, na próxima quinta-feira (29/6), da abertura do 26º encontro do Foro de São Paulo, evento que reunirá ao menos 150 representantes de partidos de esquerda da América Latina e do Caribe. A presença do mandatário foi confirmada ao Metrópoles pelo Palácio do Planalto.
O evento ocorre a partir de 29 de junho e vai até o dia 2 de julho, no Hotel San Marco, região central de Brasília.
Entre os membros do Foro, estão confirmados no evento representantes dos seguintes países: Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Cuba, Panamá, República Dominicana, El Salvador e Nicarágua.
O encontro contará com workshops e palestras de representantes da Frente Sandinista de Libertação Nacional, da Nicarágua de Daniel Ortega; do Partido Socialista Unido da Venezuela, de Nicolás Maduro; e o Partido Comunista Cubano.
Segundo o colunista Ricardo Noblat, do Metrópoles, além do do Partido dos Trabalhadores, outros partidos de esquerda do Brasil também foram convidados para participar do evernto: entre eles, PDT, PCdoB, PCB e PSB – destes apenas PT e PCdoB são filiados ao Foro.
De acordo com a pré-programação já divulgada pelos organizadores, o tema de 2023 será a “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”. A organização convoca as “forças progressistas, populares e de esquerda” a se reunirem para refletir e debater os desafios e direções que devem ser tomadas.
Agenda semanal
A agenda do petista já começa agitada, nesta segunda-feira (26/6). Lula recebe, nesta segunda-feira (26/6), o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O encontro está marcado para ocorrer às 12h, no Palácio do Planalto.
O governo brasileiro não detalhou os assuntos que serão abordados na agenda bilateral, no entanto, temas como a renegociação da dívida argentina e outros assuntos ligados à integração regional devem entrar em pauta.
Após o encontro na sede da Presidência da República, o petista oferecerá um almoço a Fernandez no Palácio Itamaraty. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o encontro celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
Na terça, quarta e quinta-feira, o mandatário permanece na capital federal, onde deve participar de cerimônias no Palácio do Planalto, entre elas, o lançamento oficial do Plano Safra. Já na sexta-feira (30/6), Lula segue para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde também marcará presença em três eventos.