Lula parabeniza Papa Francisco pelos 10 anos de pontificado
Em 13 de março de 2013, cardeal Jorge Bergoglio deixava de ser conhecido pelo nome de batismo para se tornar o primeiro papa das Américas
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para parabenizar o Papa Francisco que completou, nesta segunda (13/3), uma década de pontificado.
Veja a publicação:
Hoje o Santo Padre @pontifex completou 10 anos de papado. Desejo muita saúde e muitos anos na sua defesa de um mundo mais justo e fraterno.
— Lula (@LulaOficial) March 13, 2023
Argentino
Em 13 de março de 2013, o cardeal de Buenos Aires Jorge Bergoglio deixava de ser conhecido pelo nome de batismo para ser chamado de Francisco, primeiro papa das Américas e o “papa do fim do mundo”, como ele mesmo se denominou.
Ele assumiu o comando do Vaticano após a renúncia de bento XVI e chamou atenção com sua postura de humildade e discursos sempre voltados para os menos protegidos.
Uma década de papa Francisco: confira 10 momentos do pontificado
Durante o seu pontificado, Francisco precisou enfrentar os escândalos de abusos sexuais de menores de idade por religiosos e aboliu o “sigilo pontifício”, utilizado por autoridades eclesiásticas para não comunicar tais atos.
Nos últimos meses, o Papa Francisco deu a entender em alguns momentos que poderia renunciar ao cargo. Ele, porém, segue liderando a Igreja Católica e já designou 65% dos nomes que definirão o próximo papa.
Bom relacionamento
O papa Francisco citou o presidente Lula em entrevista ao jornal argentino Perfil, no último sábado (11/3). O pontífice falou sobre a relação do atual mandatário brasileiro e com a religião.
“Falei duas vezes com o Lula aqui e ele é um homem religioso que nasceu daquela religiosidade que foi alimentada na família. Eu diria que é uma religiosidade popular elementar”, declarou o papa.
Francisco também falou sobre a importância da preservação ambiental e o avanço do desmatamento no Brasil. “ O desmatamento é impressionante no Brasil, é escandaloso. Eles estão tirando sua riqueza, até mesmo dos pulmões da humanidade”, pontuou o líder da Igreja Católica.