metropoles.com

Lula: Lei de Acesso à Informação foi “estuprada” no governo Bolsonaro

Durante discurso, Lula disse que o dispositivo é “uma criança de 11 anos”, que foi “estuprada” durante a gestão de Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Lula recebeu 5 centrais sindicais
1 de 1 O presidente Lula recebeu 5 centrais sindicais - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi criticado após fazer uma analogia para falar sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), que completa 11 anos nesta terça-feira (16/5). Em discurso durante evento em comemoração à data, o chefe do Executivo federal declarou que o dispositivo é “uma criança de 11 anos” que foi “estuprada” na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O petista participou nesta manhã do seminário “Transparência e acesso à informação: desafios para uma nova década”. Na ocasião, o mandatário assinou três decretos que atualizam regras da legislação.

“O dia de hoje é o Dia Internacional do Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. Por isso, eu não poderia faltar nesse dia de hoje, num ato em que a gente veio reforçar e defender uma criança de apenas 11 anos que é a Lei de Acesso à Informação, que foi estuprada há pouco tempo atrás e que nós estamos hoje recuperando para que o povo brasileiro veja essa criança se transformar em adulto e viver pelo resto da vida exigindo que esse pais seja cada vez mais sério no trato da coisa pública”, disse o presidente da República.

Sem citar nomes, Lula ainda fez críticas ao governo Bolsonaro, acusado pelo petista de “usar sigilos para cercear informações vitais à sociedade”, principalmente durante a pandemia da Covid -19.

“Enquanto nossos amigos, vizinhos e parentes tinham a vida ceifada pela doença, enquanto as imagens de hospitais lotados e gente sendo atendida nos corredores invadiam as telas das TVs e dos celulares, enquanto qualquer pessoa séria sabia da gravidade do que estava ocorrendo, o governo anterior tentou minimizar a situação”, disse Lula.

Lula também relembrou mudança realizada na página que trazia os dados oficiais da Covid no país. Segundo ele, a alteração foi feita para “dificultar o acompanhamento pelo população”.

Sigilo de 100 anos

Lula ainda citou os sigilos de 100 anos impostos pela antiga gestão, que para ele “foram banalizados e profanados”. “O sigilo de 100 anos – algo que deveria ser uma exceção, para proteger justificados interesses do Estado ou os direitos fundamentais do cidadão – foi banalizado e profanado”, disse.

“Tentaram deixar a sociedade às cegas, justamente no momento em que seu olhar era tão necessário para conter a sanha autoritária de quem estava no poder. Mas o sigilo teve pernas curtas”, afirmou. Veja o momento:

Sigilos de Lula

Apesar das críticas à gestão bolsonarista, o governo Lula também impôs sigilos a alguns dados. Nos últimos dias de março, por exemplo, por um conselho da Controladoria-Geral da União (CGU), foi decretado segredo sobre os visitantes do Palácio da Alvorada.

Lula também impôs sigilo, logo nos primeiros dias de governo, a informações sobre a festa de recepção realizada no Palácio Itamaraty no dia da posse presidencial, em 1º de janeiro.

Quem decidiu barrar o acesso às informações sobre a festa foi o Ministério das Relações Exteriores, que negou pedido de LAI feito pela revista Veja. A justificativa foi que os dados poderiam “colocar em risco a segurança do presidente e vice e respectivos cônjuges e filhos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?