Lula lamenta morte da rainha: “Testemunhou processos históricos”
O falecimento da monarca, de 96 anos, foi confirmado no começo da tarde desta quinta-feira (8/9), nas redes sociais da família real
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, na tarde desta quinta-feira (8/9). A notícia foi confirmada pela página oficial da família real.
Segundo o petista, a monarca “testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos”.
A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/XUgYDD3528
— Lula 13 (@LulaOficial) September 8, 2022
“Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20, em Londres, em 2009”, escreveu Lula.
Na terça-feira (6/9), em seu último evento público, a monarca empossou a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Por ordens médicas, a soberana cancelou toda a sua agenda de compromissos nos últimos dias. Ela estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava as férias.