Lula faz 1 minuto de silêncio por vítimas de massacre em Blumenau (SC)
Presidente Lula voltou a lamentar massacre em creche que deixou quatro crianças mortas e outros feridos nesta quarta-feira (5/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu um minuto de silêncio, durante encontro com governadores e prefeitos, nesta quarta-feira (5/4), em homenagem às vítimas do massacre que ocorreu em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina. Munido de uma machadinha, um homem de 25 anos matou quatro crianças e deixou outras quatro feridas.
“Hoje é um dia que deixa todos nós, seres humanos, enojados com o que uma figura, que parece ser humano, mas que cometeu uma monstruosidade que nós jamais imaginávamos que ia acontecer”, afirmou Lula.
“Esse cidadão teve a pachorra de matar quatro crianças e ferir três com machadadas em uma creche. A minha palavra aqui é que não tem palavra para consolar a família. Mas é importante um gesto nosso de pé, fazer um minuto de silêncio”, acrescentou o presidente.
Mais cedo, nesta quarta, Lula determinou a criação de um grupo de trabalho para discutir estratégias de promoção da cultura da paz e de não violência nas escolas.
Em coletiva à imprensa, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que, na próxima semana, será lançado um edital para liberar R$ 150 milhões aos estados com o objetivo de reforçar o patrulhamento em escolas e creches.
“Por determinação do presidente Lula, o Ministério da Justiça vai oferecer apoio financeiro às Rondas Escolares das polícias estaduais ou guardas municipais. Primeiro edital sairá na próxima semana, com o valor de R$ 150 milhões”, disse Dino.
O crime
Luiz Henrique de Lima, 25 anos, invadiu uma creche em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), na manhã desta quarta-feira (5/4), e matou ao menos quatro crianças. O suspeito atacou as vítimas com uma arma branca – testemunhas falam em uma machadinha – e depois foi preso pela Polícia Militar do estado.
Quatro crianças feridas foram atendidas no Hospital Santo Antônio. Entre elas, estão duas meninas de 5 anos, um menino de 3 anos e um de 5. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, as crianças já receberam atendimento no centro de urgência emergencial..
Segundo a imprensa local, ele foi preso com a ajuda de testemunhas que viram o homem descendo de uma moto e pulando o muro da creche. O ataque ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, localizado na Rua dos Caçadores, bairro Velha.
De acordo com o portal NSC Total, parceiro do Metrópoles, a ocorrência mobiliza Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, agentes de trânsito e até mesmo ambulâncias particulares. Pais se aglomeram no entorno da unidade de educação. O site também diz que o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, colocará a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) para ajudar na ocorrência.
Nas redes sociais, circulam vídeos de pessoas desesperadas com o incidente. Em um dos vídeos, uma mulher mostra o local do crime com diversos pais e responsáveis a procura de informações dos filhos. “Olha isso, gente. Que tristeza, pelo amor de Deus”, desabafou.