metropoles.com

Lula “está aliado com a paz”, diz ministro após visita de Lavrov

Durante agenda internacional, Lula acusou EUA e Europa de prolongarem conflito na Ucrânia, o que gerou críticas à política externa do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Assessores Alexandre Padilha pós reunião com Lula em Brasília / Metrópoles
1 de 1 Assessores Alexandre Padilha pós reunião com Lula em Brasília / Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (18/4) que o presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) “está aliado com a paz” ao ser questionado sobre recentes declarações do mandatário sobre a guerra na Ucrânia.

Durante agenda na China e nos Emirados Árabes, Lula acusou os Estados Unidos e a Europa de prolongarem a guerra no Leste Europeu, que já dura mais de um ano. Em resposta, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, disse, nessa segunda-feira (17/4), que o Brasil “papagueia propaganda russa e chinesa” sobre o conflito entre russos e ucranianos. O Itamaraty, por sua vez, rechaçou a crítica à política externa brasileira.

Nessa segunda, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, se reuniu com o Encarregado de Negócios da Rússia, Sergey Lavrov. Em declaração conjunta após o encontro, o russo disse, sem citar a guerra na Ucrânia, que Brasil e Rússia dividem uma “visão similar” sobre os acontecimentos globais. Lula e Lavrov ainda tiveram uma reunião reservada, sem declarações à imprensa.

“O presidente [Lula] está aliado com a paz. Isso faz parte da postura educada, quando a pessoa vem te visitar na sua casa. O Brasil está aliado à paz. A gente não tem que ter a postura de jogar mais gasolina no conflito bélico”, afirmou Padilha durante entrevista à rádio CBN.

Na entrevista, o ministro de Lula disse que a viagem de Lula à China “não afeta em nada tanto as atividades econômicas como a forte parceria estratégica com os Estados Unidos”.

“O Brasil sempre teve uma postura independente em relação à política internacional. É uma cultura histórica do Itamaraty“, declarou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?