metropoles.com

Lula encontrará indígenas acampados no DF na próxima 6ª feira (28/4)

A 19ª edição do Acampamento Terra Livre ocorre na Praça Cidadania, em frente ao Teatro Nacional, em Brasília. São esperados 6 mil indígenas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
Lula ao lado de indígenas
1 de 1 Lula ao lado de indígenas - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparecerá, na próxima sexta-feira (28/4), ao Acampamento Terra Livre (ATL), na Praça Cidadania, em frente ao Teatro Nacional Cláudio Santoro, onde centenas de indígenas de diversas etnias e estados estão instalados.

Devem participar da visita, ao lado do presidente, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja; a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.

A 19ª edição do ATL teve início na última segunda-feira (24/4) e permanecerá na capital federal até sexta-feira. O tema do acampamento é: “O futuro indígena é hoje. Sem demarcação, não há democracia!”. O evento é considerado o maior encontro de etnias do Brasil e reúne indígenas de diferentes locais do país.

No acampamento, estão reunidos pelo menos 5 mil indígenas, conforme apurou o Metrópoles. A expectativa é de que chegue a 6 mil, já que o evento vai até sexta.

7 imagens
Lula e Sônia Guajajara, em ato no Acampamento Terra Livre
Carta entregue a Lula com reinvindicações
O petista passou por um ritual de proteção
Indígenas entregaram a Lula uma série de reinvindicações
Lula recebe abraço de indígena após receber  a faixa presidencial na rampa do Palácio do Planalto
1 de 7

Lula ao lado de indígenas

Ricardo Stuckert
2 de 7

Lula e Sônia Guajajara, em ato no Acampamento Terra Livre

Ricardo Stuckert - Divulgação
3 de 7

Carta entregue a Lula com reinvindicações

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

O petista passou por um ritual de proteção

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Indígenas entregaram a Lula uma série de reinvindicações

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 7

Lula recebe abraço de indígena após receber a faixa presidencial na rampa do Palácio do Planalto

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 7

Indígenas recebem o pré-candidato Lula em acampamento

Rafaela Felicciano/Metrópoles

No primeiro dia de atividade do acampamento, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene para receber integrantes do evento, que, anualmente, é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e outras entidades.

No início da campanha eleitoral, no ano passado, Lula também participou do evento. O petista, que residiu em São Paulo, chegou a Brasília em 11 de abril de 2022. Na visita, além de ir ao ATL, ele aproveitou para se reunir com políticos e aliados. Na ocasião, ele prometeu que, se eleito, criaria a pasta que já está em vigor.

“Eu criei o Ministério da Pesca, da Mulher. Por que não criar o Ministério da Questão Indígena?”, questionou Lula à época. Ele também afirmou que o chefe da pasta seria um indígena. “Não sei quem, mas se prepare que alguém terá de assumir o Ministério dos Indígenas, e não será um branco como eu. Será um índio, uma índia”, disse Lula na ocasião.

Promessa de demarcação

No mês passado, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, indicou que o chefe do Executivo assinaria portarias para a demarcação de 14 terras indígenas ainda em 2023. A fala da ministra ocorreu em entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura. O ato, no entanto, ainda não ocorreu.

“Nós precisamos avançar e destravar a demarcação de terras indígenas. Estamos saindo de quatro anos em que a paralisação da demarcação foi uma política pública”, afirmou. De acordo com Guajajara, a pauta estava entre as prioridades dos primeiros dias de governo Lula.

Também em março, o presidente destacou que pretendia acelerar a demarcação de terras indígenas. A declaração foi dada durante a 52ª Assembleia Geral do Povos Indígenas, em Rondônia.

“Tenho pedido tanto para a Funai quanto para o ministério me apresentar todas as terras que estão prontas para serem demarcadas, porque a gente precisa demarcá-las logo, antes que as pessoas se apoderem delas”, explicou o presidente. Lula ainda anunciou, à época, que os estudos das terras estavam “quase prontos” .

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?