metropoles.com

Lula encontra Macron em reunião bilateral no Palácio do Eliseu

Mais cedo, Lula alfineto Macron e classificou como “ameaças” as restrições impostas em documento adicional requisitado pela União Europeia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
Captura de tela 2023-06-23 101109
1 de 1 Captura de tela 2023-06-23 101109 - Foto: Ricardo Stuckert

Em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Palácio do Eliseu para reunião bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron. Mais cedo, o mandatário brasileiro classificou como “ameaças” as restrições impostas em documento adicional enviado pela União Europeia (UE) ao Mercosul, para garantir a concretrização do acordo de livre comércio entre os dois blocos. 

O encontro, previsto na agenda oficial do chefe do Executivo brasileiro servirá para que os dois conversem a sós, sobre assuntos relacionados a parceria entre o Brasil e a França.

Com uma agenda intensa, mais cedo, o petista se encontrou com o presidente de honra da France Insoumise na Assembleia Nacional da República Francesa, Jean-Luc Mélenchon, e participou da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global.

Na ocasião, Lula teceu comentários acerca da relação União Europeia (UE) e Mercosul: “Os acordos comerciais têm de ser mais justos. Estou doido para fazer um acordo com a União Europeia. Mas não é possível. A carta adicional que foi feita pela União Europeia não permite que se faça um acordo”, declarou o petista.

“Nós vamos fazer a resposta, e vamos mandar a resposta, mas é preciso que a gente comece a discutir. Não é possível que nós tenhamos uma parceria estratégica e haja uma carta adicional fazendo uma ameaça a um parceiro estratégico. Como a gente vai resolver isso?”, prosseguiu, se referindo a Macron.

Em viagem à Europa esta semana, o titular do Palácio do Planalto tenta costurar um apoio para o andamento do tratado, emperrado há duas décadas. Em coletiva de imprensa nessa quinta (22/6), Lula chamou o documento de “inaceitável” e prometeu debater o assunto com o presidente francês.

Os dois líderes têm uma relação amigável, e Lula restabeleceu, em janeiro, as relações diplomáticas estremecidas entre os países após um incômodo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar do clima amistoso, Lula e Macron ainda divergem em temas estratégicos, como posicionamentos em relação à guerra na Ucrânia e o andamento do tratado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?