Lula e Sabino se reúnem às vésperas de mudança no comando do Turismo
Atualmente, pasta é chefiada por Daniela Carneiro, que pediu desfiliação do União. Partido tem pressionado por troca no ministério
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (13/7), com o deputado Celso Sabino (União-PA), que vai assumir o comando do Ministério do Turismo. Também participaram da reunião o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
Atualmente, a pasta do Turismo é chefiada por Daniela Carneiro (RJ), que pediu desfiliação do União Brasil. O partido tem pressionado o governo a substituir a atual ministra por Sabino.
Na semana passada, o Palácio do Planalto confirmou a saída de Daniela Carneiro do primeiro escalão do governo e a entrada de Sabino no governo. Após reunião entre Lula e Daniela, o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, disse que a ministra colocou o cargo à disposição do presidente.
O União comanda três pastas na Esplanada dos Ministérios (Turismo, Comunicações e Integração Regional). Apesar disso, o partido tem sido contrário ao governo em votações importantes e argumenta que não se sente representado pelos chefes dos ministérios.
Embora não tenha sido oficializado como novo ministro do Turismo, o parlamentar passou o último mês atuando informalmente na área. Ele conversou com ex-ministros, reuniu dados e demandas do setor.
Amigo próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Sabino está em seu segundo mandato como parlamentar. Em algumas ocasiões, durante a última legislatura, Sabino ficou próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a acompanhá-lo em viagens.