Lula e primeiro-ministro do Canadá conversam sobre guerra na Ucrânia
Por telefone, presidente Lula e primeiro-ministro Justin Trudeu ainda conversaram sobre o desenvolvimento sustentável de Brasil e Canadá
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta quinta-feira (20/4), com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Foi a primeira vez que os dois chefes de governo conversaram.
Segundo o Palácio do Planalto, durante o telefonema, que durou mais de uma hora, Lula e Trudeau falaram sobre o desenvolvimento sustentável dos dois países, a guerra na Ucrânia e a importância da paz e da governança global.
De acordo com o governo brasileiro, o presidente Lula convidou o primeiro-ministro para visitar o Brasil. “Trudeau agradeceu e manifestou interesse em visitar o país e, também, em conversar com o presidente brasileiro, em Hiroshima, no encontro do G7, em algumas semanas”, informou a Presidência da República.
Mais cedo, nesta quinta, Lula e Trudeau participaram do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima, cúpula virtual realizada pelos Estados Unidos.
No evento, Lula disse que “não há sustentabilidade num mundo em guerra” ao citar o conflito entre Rússia e Ucrânia. “Somos defensores intransigentes da paz entre os povos”, defendeu o presidente.
A declaração foi feita após o mal-estar diplomático entre Brasil e Estados Unidos provocado por declarações de Lula sobre suposta falta de empenho norte-americano pela paz no Leste Europeu.