metropoles.com

Lula e Petro, da Colômbia, querem Cúpula Amazônica neste semestre

Proposta foi apresentada por Lula a chefes de Estado durante encontros bilaterais. Agenda ambiental esteve entre principais pautas abordadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para a foto com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro no Palácio do Itamaraty - Metrópoles
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para a foto com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro no Palácio do Itamaraty - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs, em parceria com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, a realização de uma inédita Cúpula da Amazônia ainda neste semestre. A iniciativa foi apresentada pelo mandatário brasileiro em encontros bilaterais com chefes de Estado, no dia seguinte à posse presidencial.

O líder colombiano havia iniciado tratativas com outros líderes e sugeriu que a reunião de países Amazônicos ocorra na região de Tabatinga/Letícia, fronteira entre as duas nações.

4 imagens
Lula em reunião com o presidente da Bolívia, Luis Arce Alberto Catacora, no Palácio do Itamaraty
Lula visitará Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal em abril
Lula e Gabriel Boric, presidente do Chile
1 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Lula em reunião com o presidente da Bolívia, Luis Arce Alberto Catacora, no Palácio do Itamaraty

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

Lula visitará Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal em abril

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Lula e Gabriel Boric, presidente do Chile

Igo Estrela/Metrópoles

Sobre o encontro no Itamaraty, Petro afirmou, nas redes sociais, que ele e Lula firmaram “um grande pacto para salvar a Floresta Amazônica em favor da humanidade”.

A proposta é reunir chefes de Estado ou representantes dos nove países cujos territórios abrigam o bioma. São eles: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

O tema foi tratado em reuniões bilaterais com os presidentes da Bolívia, do Equador e da Colômbia, na segunda-feira (2/1), e foi bem recebido pelos chefes de Estado. Lula ainda deve conversar com as delegações do Peru e da Venezuela, que não puderam participar das reuniões previstas na data.

Lula recebe 10 chefes de Estado no 1º dia de trabalho. Veja pautas

A Cúpula da Amazônia deverá ser organizada pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o tema será uma das prioridades do novo governo. “A proposta do presidente Lula de uma Cúpula Amazônica será elaborada com grande atenção”, frisou o chanceler durante discurso de posse, na segunda-feira (2), logo após as reuniões bilaterais.

“Fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) será fundamental para reativar a cooperação nesses [agenda ambiental] e em outros temas de interesse dos países amazônicos, bem como coordenar suas posições em foros mundiais”, afirmou Mauro.

Visitas oficiais

Recordista de viagens internacionais durante os dois primeiros mandatos, o presidente Lula tem ao menos quatro visitas oficiais a países estrangeiros previstas para o primeiro semestre. A primeira delas será para a Argentina, em 23 de janeiro, a fim de participar da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Após visitar a Argentina, Lula deverá encontrar o presidente norte-americano, Joe Biden, durante uma viagem aos Estados Unidos. O convite oficial foi feito ao mandatário brasileiro antes da posse.

Segundo a coluna do Guilherme Amado, do Metrópoles, o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, conversaram, nessa terça-feira (3/1), por 40 minutos ao telefone e ficou definido que a ida de Lula aos EUA deverá ser na primeira quinzena de fevereiro.

No primeiro semestre deste ano, Lula provavelmente viajará também para China e Portugal. Os encontros são organizados pela equipe do presidente brasileiro.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, declarou, na segunda-feira (2/1), que o presidente Lula deverá visitar o país europeu em abril. O petista vai acompanhar a entrega do Prêmio Camões para Chico Buarque, em cerimônia adiada por Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?