metropoles.com

Lula é o vizinho menos desejado entre presidenciáveis, mostra pesquisa

Para 43,9% dos entrevistados, não seria boa ideia ter o ex-presidente na casa ao lado. Na sequência, vêm Aécio Neves, Jair Bolsonaro, Marina Silva e José Serra. Sondagem do Instituto Paraná Pesquisas reflete a rejeição ao petista e aos demais possíveis candidatos em 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
luiz inacio lula da silva
1 de 1 luiz inacio lula da silva - Foto: Divulgação

As menções recorrentes ao nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas investigações da Operação Lava Jato surtiram um efeito curioso na proximidade que os brasileiros gostariam de manter com o ex-mandatário da República. Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revelou nesta terça-feira (26/7) que, entre os possíveis presidenciáveis de 2018, Lula é aquele que as pessoas menos gostariam de ter como vizinho. Ao todo, 43,9% dos entrevistados não gostariam de ter o petista morando na casa ao lado. Na sequência aparecem Aécio Neves (PSDB), com 17,4%; Jair Bolsonaro (PSC), 11,3%; Marina Silva (Rede), 5,4%; José Serra (PSDB), 4,3%; Geraldo Alckmin (PSDB), 3,7%; Ciro Gomes (PDT), 2,7%; e Alvaro Dias (PV), 1,1%.

A desconfiança com relação ao petista é ainda maior quando ele é colocado em uma cena na qual um objeto sumiu misteriosamente. Dos entrevistados, 46,7% afirmaram que, se estivessem em uma festa e algo de valor sumisse, Lula seria o principal suspeito entre os presentes. Aécio aparece em um nada lisonjeiro segundo lugar, com 16,9%; seguido por Jair Bolsonaro (5,8%), José Serra (4,8%), Geraldo Alckmin (4,1%), Ciro Gomes (3%), Marina Silva (2,7%) e Alvaro Dias (1,1%).

7 imagens
Aécio Neves
O ex-governador e atual senador José Serra e sua filha, Verônica Allende Serra, são réus por lavagem de dinheiro
Geraldo Alckmin
Pré-candidato à presidência da República em 2018
Ciro Gomes
1 de 7

Divulgação
2 de 7

Aécio Neves

Lula Marques/ Agência PT
3 de 7

O ex-governador e atual senador José Serra e sua filha, Verônica Allende Serra, são réus por lavagem de dinheiro

VANESSA CARVALHO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
4 de 7

Geraldo Alckmin

Rovena Rosa/Agência Brasil
5 de 7

Pré-candidato à presidência da República em 2018

Daniel Ferreira/Metrópoles
6 de 7

Ciro Gomes

Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil
7 de 7

Alvaro Dias

Waldemir Barreto/Agência Senado

 

A situação de Lula e Aécio melhora um pouco quando o assunto é uma reunião informal, como um almoço em casa. Marina Silva seria a presidenciável preferida para acompanhar o eleitor em uma refeição, com 20,2%. Na sequência, aparecem o petista (15,1%) e o tucano (12,6%). Serra tem 9,2% das preferências, à frente de Bolsonaro (8,7%), Alckmin (6,1%), Ciro (5,6%) e Alvaro (4,3%). Os entrevistados que não gostariam de receber nenhum dos possíveis candidatos somam 17,2% do total.

Presidenciável-babá
Na mesma linha, se os entrevistados precisassem de um presidenciável para cuidar de seus filhos pequenos por um dia, Marina Silva novamente aparece na liderança, com 31,9% das opções. Lula tem 9,7%, seguido por Aécio (7,8%), Serra (7,1%), Bolsonaro (6,4%), Alckmin (5,4%), Ciro Gomes (3,4%) e Alvaro Dias (2,8%).

Quando questionados sobre com qual dos candidatos deixariam a condução de uma grande empresa, Marina segue em primeiro lugar, com 18,1%. Com fama de bom gestor, José Serra aparece em segundo (14,1%), seguido por Lula (12,6%), Aécio (12%), Bolsonaro (7,2%), Ciro Gomes (6,7%), Alckmin (6,7%) e Alvaro Dias (3,5%).

O diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, disse que cada uma das respostas busca, na realidade, captar algum sentimento da população em relação aos possíveis candidatos. A primeira — sobre qual deles o eleitor não gostaria de ter como vizinho — reflete a rejeição aos candidatos. Sobre o roubo, a imagem associada é a de corrupção. Quando uma criança é posta no cenário, avalia-se a confiança no presidenciável. Na questão sobre a capacidade para conduzir empresas, a percepção reflete a imagem de ser bom ou mau gestor.

Os resultados mostram Marina em um lugar confortável, com os melhores índices indiretos. Lula e Aécio também estão bem, o que mostra que, se as eleições fossem hoje, os três seriam os mais fortes no páreo

Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de julho. Foram entrevistadas 2.020 pessoas em 24 estados e no Distrito Federal, em um total de 158 municípios. No mesmo levantamento, foi revelado que 62% dos brasileiros gostariam de realizar novas eleições para presidente se tivessem essa opção.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?