metropoles.com

Lula e Benítez debatem corredor entre oceanos e acordo Mercosul/Europa

Lula, do Brasil, e Benítez, do Paraguai, tiveram reunião bilateral após posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, em Foz do Iguaçu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
FrWmXmpWYAIuCrl
1 de 1 FrWmXmpWYAIuCrl - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu o acordo entre o Mercosul e a União Europeia com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, nesta quinta-feira (16/3), em Foz do Iguaçu (PR). Além desse acordo, que Lula espera ver aprovado ainda no primeiro semestre de 2023, os dois trataram da construção de duas pontes entre o Brasil e o Paraguai, inclusive o corredor bioceânico, e a cooperação entre os países, ligada à Itaipu Binacional.

Os dois presidentes estiveram juntos na cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e tiveram reunião bilateral na sequência.

Lula publicou nas redes sociais uma foto com o colega paraguaio e resumiu as pautas tratadas no encontro, sem dar detalhes.

Veja:

Está é a segunda reunião entre os dois líderes desde janeiro, quando o paraguaio prestigiou a posse do presidente em Brasília.

Conservador, Mario Abdo assumiu o cargo em 2018. Seu mandato se encerrará em 2023. Em abril, os paraguaios realizarão eleições presidenciais.

Lula defendeu Mercosul

Em discurso no evento da Itaipu, Lula disse ter voltado à Presidência da República com o objetivo de ampliar a integração regional e defendeu o fortalecimento do continente sul-americano e blocos como o Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de países associados e observadores.

“Volto com o compromisso de fortalecer o Mercosul, porque já está provado que, juntos, nós temos força para negociar. Separados nós somos muito frágeis e, por isso, é preciso estar juntos”, disse o petista.

Acordo Mercosul-UE

A conclusão do acordo com a União Europeia, que reúne 27 países, é prioridade para o governo petista. Em janeiro, Lula disse que, “se tudo der certo”, o acordo deve ser fechado ainda no primeiro semestre deste ano.

As negociações do tratado entre os blocos foram concluídas em 28 de junho de 2019, mas para que o acordo passe a funcionar de fato, deve passar por um processo de revisão e ratificação por parte dos congressos nacionais dos países do Mercosul e pelo Parlamento Europeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?