Lula diz que terá reunião com Múcio e comandantes militares nesta 6ª
Lista dos chefes das Forças Armadas ainda não foi formalizada; segundo Lula, o critério de escolha será baseado em quem são “os melhores”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que terá uma reunião, ainda nesta sexta-feira (9/12), com o próximo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e com os comandantes das Forças Armadas. O encontro será durante a tarde, após o jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
O anúncio foi feito nesta manhã, durante coletiva de imprensa para anunciar os primeiros nomes do alto escalão do governo, na sede do gabinete de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
“Ele vai conversar com os comandantes, escolher os comandantes e levar para eu aprovar. Tenho certeza que o José Múcio escolherá os melhores comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O critério será: ‘os melhores'”, defendeu.
O mandatário não precisou quem serão os próximos chefes das Forças Armadas, tampouco quando eles serão anunciados. Contudo, o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, adiantou que Múcio pretende nomear os militares mais antigos de cada uma delas.
Veja quem são:
Por esse critério, o comandante do Exército no governo Lula será o general quatro estrelas Júlio César de Arruda, de 63 anos de idade.
Para o comando da Aeronáutica, por sua vez, o mais antigo é o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, também de 63 anos de idade.
Já na Marinha o mais antigo hoje é o almirante de esquadra Renato Rodrigues Aguiar Freire, atual chefe do Estado Maior da Armada e também com 63 anos.
Freire, porém, enfrenta problemas de saúde. Por isso, há chances de ele ir para reservar, abrindo espaço para o segundo mais antigo, Marcos Sampaio Olsen, assumir.