Lula diz que decisão do STF “fortalece o Sistema de Justiça” do país
A 2ª Turma da Corte reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá. Para o petista, julgamento foi histórico
atualizado
Compartilhar notícia
Após a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a decisão “fortalece o Sistema de Justiça” do país. Segundo o petista, o julgamento deve servir “de guia para que todo e qualquer cidadão tenha direito a um julgamento justo”.
Por 3 a 2, o colegiado entendeu que Moro foi suspeito ao condenar Lula no caso do tríplex do Guarujá. Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que a decisão foi “histórica”.
“Sempre apontamos e provamos que Moro jamais atuou como juiz, mas sim como um adversário pessoal e político do ex-presidente Lula”, diz o texto.
Na nota, os advogados do petista ainda criticam a atuação da Operação Lava Jato. “Os danos causados a Lula são irreparáveis, envolveram uma prisão ilegal de 580 dias, e tiveram repercussão relevante inclusive no processo democrático do país”, pontuam.
Com a declaração de suspeição, as medidas cautelares, denúncias, audiências e todas as decisões e seus produtos, como provas e depoimentos, nos processos contra Lula, serão anuladas. Ou seja, a Justiça de Brasília terá que colher as informações do zero.