metropoles.com

Lula discute proposta do arcabouço fiscal com Haddad nesta quinta

De acordo com Lula, a definição sobre o arcabouço fiscal deve acontecer até o dia da viagem do mandatário à China, em 24 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Captura de tela 2023-03-15 161122
1 de 1 Captura de tela 2023-03-15 161122 - Foto: null

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (15/3), que a pauta do arcabouço fiscal deve ser discutida com o ministro da Fazenda, nesta quinta-feira (16/3), após viagem do mandatário para Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).

“[…] Eu ainda vou fazer reunião com o Haddad para discutir o arcabouço. Até amanhã vou me reunir com ele [Haddad]. Eu vou de manhã em Itaipu e na volta eu vou conversar com o companheiro Haddad”, disse Lula após almoço com o comandante da Marinha do Brasil, Marcos Sampaio Olsen, e com o ministro da Defesa, José Múcio.

Segundo Lula, apesar de já ter sido entregue, ele ainda não conseguiu olhar a proposta. “Deixa eu ver primeiro, quando eu ver, vou ter o maior prazer de conversar com vocês sobre tudo que vai ser colocado no arcabouço, mas eu ainda não vi”, completou.

De acordo com o presidente, a definição acerca do tema deve ser feita até o dia da viagem do mandatário à China, no dia 24 de março.

“Eu tive uma primeira conversa com Haddad e ele ficou de aprontar e quando ele aprontar eu vou ver. Assim que eu ver, vocês logo vão ver, hora que for aprovado, jornalistas serão as segundas pessoas a saberem do arcabouço. Deve ser antes da viagem, até porque o Haddad vai viajar comigo. Se der certo, antes da viagem, tá? Vocês saberão”, declarou.

Teto de gastos

A nova âncora fiscal a ser proposta pelo governo Lula substituirá o teto de gastos implementado durante o governo de Michel Temer (MDB), mas que foi rompido durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Durante a campanha presidencial de 2022, Lula criticou duramente a regra de controle dos gastos públicos.

A proposta para a apresentação de uma nova regra está prevista no texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Transição, que liberou R$ 145 bilhões ao novo governo Lula recompor o Orçamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?