metropoles.com

Lula defende união do continente e Mercosul: “Separados somos frágeis”

Presidente Lula participou de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu, ao lado do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula discursa no Planalto
1 de 1 Lula discursa no Planalto - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (16/3), em agenda em Foz do Iguaçu (PR), o fortalecimento do continente sul-americano e blocos como o Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de países associados e observadores.

Em discurso na cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, Lula disse ter voltado à Presidência da República com o objetivo de ampliar a integração regional.

“Volto com o compromisso de fortalecer o Mercosul, porque já está provado que, juntos, nós temos força para negociar. Separados nós somos muito frágeis e, por isso, é preciso estar juntos”, disse o petista se dirigindo ao presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, presente no evento.

Lula disse ainda ter vontade de reorganizar a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e defendeu a paz no subcontinente para garantir aos países da região a superação da pobreza. “Nós temos o direito de crescer”, sintetizou.

O mandatário brasileiro também defendeu a retomada do projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), sediada em Foz do Iguaçu.

“Me parece um prédio abandonado. Me parece que depois que eu deixei a Presidência, pouca coisa foi feita na Unila. E eu sonhava que essa universidade deveria ter, nos dias de hoje, mais de 20 mil alunos. O meu compromisso com o povo brasileiro é que nós vamos reconstruir a Unila”, afirmou.

Após a cerimônia, Lula e Mario Abdo Benítez têm reunião bilateral, a segunda desde janeiro, quando o paraguaio prestigiou a posse do presidente em Brasília.

Posse na Itaipu

Enio Verri (PT-PR) foi indicado para o cargo ainda em janeiro, mas a aprovação pelo Conselho de Administração da ENBpar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional) ocorreu apenas em março. Ele substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, indicado por Bolsonaro em 2022.

Verri teve de renunciar à cadeira de deputado federal para assumir a diretoria da hidrelétrica. O mandato nele na Itaipu vai até 16 de maio de 2027.

Inaugurada em 1973, a usina hidrelétrica de Itaipu produz mais de 75 milhões de megawatts/hora de energia elétrica por ano. Fica localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai. É considerada a maior produtora de energia elétrica do mundo e fornece cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 75% no Paraguai.

Discurso social

Em seu discurso de posse, Enio Verri defendeu a “dimensão social” da energia e as tarifas sociais. Ele ainda reforçou os direitos dos indígenas.

“Como diretor-geral brasileiro de Itaipu, me comprometo com a política do governo do presidente Lula para resgatar a dignidade e os direitos inalienáveis dos povos originários para garantir todos os direitos das comunidades indígenas da área de influência da usina”, disse.

Ele ainda citou a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, que trabalhou 16 anos na empresa e estava presente na solenidade. “É um privilégio e uma enorme responsabilidade dirigir uma empresa de tantas histórias, histórias que a primeira-dama Janja conhece bem, pois dedicou 16 anos de trabalho contribuindo para as áreas de responsabilidade social”, lembrou, sendo aplaudido pela plateia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?