metropoles.com

Lula defende, no Uruguai, renovar Mercosul e acordo do bloco com China

Presidente Lula se reuniu nesta quarta-feira (25/1), em Montevidéu, com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula, Janja e Lacalle Pou
1 de 1 Lula, Janja e Lacalle Pou - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Montevidéu e Brasília — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (25/1), após reunião com o presidente do Uruguai, o centro-direitista Luis Alberto Lacalle Pou, a renovação do Mercosul, bloco que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e um acordo do grupo com a China.

Lula foi ao Uruguai com a missão de tentar brecar as tratativas entre Uruguai e China para um acordo de livre comércio.

A avaliação no governo brasileiro é que o possível acordo entre uruguaios e chineses abalaria o Mercosul, pois colocaria em xeque a Tarifa Externa Comum usada pelos países do bloco para transações entre si. Lula basicamente quer um acordo conjunto do Mercosul com a China, e não só Uruguai e China

“Quero dizer para o presidente que, com as ideias de discutir a chamada inovação ou renovação do Mercosul, nós estamos totalmente de acordo. O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa, primeiramente com os nossos técnicos, em seguida com os nossos ministros e finalmente com os presidentes para que a gente possa renovar aquilo que for necessário renovar”, disse Lula em declaração à imprensa ao lado de Lacalle Pou.

3 imagens
Lula, a primeira-dama brasileira Janja e Lacalle Pou
1 de 3

Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o presidente Lula

Ricardo Stuckert/Divulgação
2 de 3

Lula, a primeira-dama brasileira Janja e Lacalle Pou

Ricardo Stuckert
3 de 3

Ricardo Stuckert

Lula defendeu que o acordo do Mercosul com a União Europeia seja finalizado para que o bloco sul-americano avance em um acordo com o país asiático. “É urgente e necessário que o Mercosul faça o acordo com a União Europeia”, afirmou Lula.

“O que eu disse ao presidente Lacalle e tenho dito aos meus ministros é que nós vamos intensificar as discussões com a União Europeia e vamos firmar esse acordo, para que a gente possa discutir apenas um possível acordo China e Mercosul. Eu acho que é possível. Apesar de o Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar enquanto Mercosul e discutir com nossos amigos chineses um acordo Mercosul-China.”

Esta é a segunda agenda internacional do terceiro mandato do petista. Antes do Uruguai, ele passou pela Argentina entre domingo (22/1) e essa terça-feira (24/1). Em Buenos Aires, se reuniu com o presidente argentino, Alberto Fernández, e participou da 7ª cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Agenda no Uruguai

Lula se reuniu com Lacalle na residência oficial do presidente uruguaio. O mandatário brasileiro chegou ao local por volta das 12h30, acompanhado de ministros e da primeira-dama, Janja. O petista recebido na porta da casa por Lacalle e pela vice-presidente do Uruguai, Beatriz Agimón.

Antes da declaração à imprensa, Lula teve uma reunião com Lacalle por pouco mais de uma hora. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o chanceler Mauro Vieira acompanharam a conversa entre os presidentes. Após os discursos, os dois presidentes almoçaram juntos.

Além da reunião com o líder uruguaio, Lula ainda se encontra com a prefeita da capital, Carolina Cosse; e com o ex-presidente do país Pepe Mujica. O partido de Mujica faz oposição ao governo de Lacalle. A reunião acontecerá na chácara onde Mujica mora, na zona rural de Montevidéu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?