metropoles.com

Lula defende candidatura de Haddad em SP e pede compreensão a aliados

Ex-presidente disse esperar que PSB e PSol entendam posição. Os dois partidos têm nomes próprios para a disputa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Lula no sindicato dos metalúrgicos no ABC. Ele está de pé, com um microfone na mão, gesticulando e discursando. Usa terno e camiseta por baixo - Metrópoles
1 de 1 Lula no sindicato dos metalúrgicos no ABC. Ele está de pé, com um microfone na mão, gesticulando e discursando. Usa terno e camiseta por baixo - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) insistiu nesta quarta-feira (9/2) na candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo nas eleições deste ano.

O petista disse esperar compreensão do PSB e do PSol, partidos aliados que têm nomes próprios para disputar o Palácio dos Bandeirantes. Enquanto o PSB coloca o nome do ex-governador Márcio França, o PSol levanta o nome de Guilherme Boulos.

“Eu trabalho com a ideia de que o Haddad vai ser o governador de São Paulo”, disse Lula em entrevista à Rádio Clube Recife. “O Haddad está muito maduro, muito consciente. Acho que haverá compreensão do PSB e de outros partidos políticos, do companheiro do PSol, e, em algum momento, vamos poder anunciar.”

Segundo Lula, o PT nunca esteve tão próximo de assumir o governo de São Paulo. “Nunca foi tão possível o Haddad ganhar o governo de São Paulo como agora. Acho que Haddad vai ganhar o governo de São Paulo se ele fizer as alianças que tiver que fazer, se conversar com as pessoas certas”.

PT e PSB negociam uma federação. Para que o aliado apoie Haddad, o PT já ofereceu a vice da chapa ao PSB, possivelmente ao ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette, que é presidente do PSB paulista, e o Senado, com Márcio França.

Já com o PSol, os acordos envolvem apoio a uma candidatura a deputado federal em 2022 e o compromisso de apoio à Prefeitura de São Paulo em 2026. Em 2020, Boulos foi ao segundo turno contra Bruno Covas (PSDB).

Chapa Lula-Alckmin

Sobre as conversas com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, cotado para vice em sua chapa, Lula disse que aguarda a definição partidária.

Alckmin deixou o PSDB há mais de um mês e é cortejado por pelo menos três legendas: PSB, PSD e Solidariedade. As definições devem sair apenas em março.

Ciro Nogueira chama Lula-Alckmin de chapa “chula”

“Não posso escolher um partido pro Alckmin. A única coisa que estou fazendo é conversar com o Alckmin e ele tem que fazer uma opção partidária. Ele tem um tempo ainda que pode escolher, conversar, eu não sei se o companheiro do PSD [Gilberto Kassab] quer ele. Se quiser, acho que o Alckmin tem uma boa relação com o PSD”, avaliou.

Lula se reuniu na noite de segunda-feira (7/2), em São Paulo, com o presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab.

“Já conversei com o Alckmin e acho que nós temos possibilidade de estarmos junto”, avaliou. “As pessoas têm que entender que não é só o Alckmin que eu quero conversar. Quero conversar com todo mundo, as pessoas que gostam de mim e as que não gostam. As pessoas que votam em mim e as que não votam. Se a gente ganhar as eleições, vamos ter que conversar com todo mundo”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?