metropoles.com

Lula confirma ida à cúpula Celac-UE após conversa com premier da Espanha

Cúpula de países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia ocorrerá em Bruxelas, nos dias 17 e 18 de julho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência
imagem colorida do presidente Lula sorrindo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do presidente Lula sorrindo - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta quarta-feira (5/7), com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

Segundo o Palácio do Planalto, durante o telefonema, Sánchez reiterou o convite ao presidente Lula para participar da cúpula de países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.

De acordo com o governo brasileiro, o brasileiro aceitou o convite. O evento será realizado em Bruxelas, na Bélgica, nos dias 17 e 18 de julho.

Mercosul-União Europeia

Na conversa, Lula ainda parabenizou Sánchez por ter chego à Presidência do Conselho da União Europeia. Eles também conversaram sobre o possível acordo comercial entre Mercosul e o bloco europeu.

As negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia foram concluídas em 28 de junho de 2019. Mas para que o tratado passe a vigorar de fato, ele deve passar por um processo de revisão e ratificação por parte dos congressos nacionais dos países do Mercosul e pelo Parlamento Europeu.

Há divergências sobre o acordo entre os dois blocos. Um dos entraves, por exemplo, está na questão ambiental, liderada pela França.

O Parlamento francês pede que os agricultores da América do Sul tenham como base as mesmas regras sanitárias e ambientais da Europa e solicita ainda que, em um eventual acordo da União Europeia com o Mercosul, seja incluída uma cláusula para suspender o tratado caso o bloco sul-americano não respeite o Acordo de Paris.

O governo brasileiro tem elaborado, internamente, um documento com respostas a essas exigências ambientais. Lula já disse que os termos colocados pela UE ao Mercosul para garantir a ratificação do acordo de livre comércio entre os dois blocos “são inaceitáveis”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?