metropoles.com

Lula comemora decisão sobre Moro: “Não busco vingança, mas justiça”

Suspeição do ex-juiz passou a valer para os outros dois processos contra o ex-presidente na 13ª Vara Federal de Curitiba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Reprodução/Redes sociais

Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, pelas redes sociais, a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de considerar a extensão da suspeição de Sergio Moro para os outros dois processos em que o ex-juiz atuou contra ele na 13ª Vara Federal de Curitiba.

No Twitter, Lula agradeceu o apoio que recebeu durante os 580 dias em que esteve preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

“Sempre acreditei que a verdade ia vencer. Quero agradecer meus advogados, a votação no STF e a solidariedade do povo brasileiro. A começar pela Vigília, que durante 580 dias esteve comigo. Agradeço o apoio da comunidade internacional, de juristas e advogados”, destacou.

Na postagem, o petista ressaltou que, para ele, somente haverá justiça depois que se tornar público quem mentiu contra o PT.

“A missão ainda não está cumprida. E só vai estar quando a verdade total for restabelecida e ficar escancarado quem mentiu durante tantos anos contra o PT e contra mim. Mas sou um homem que aos 75 anos não busco vingança. Busco justiça. E a verdade vencerá”, disse.

Lula postou uma foto segurando a sentença ao lado dos advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins, além da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

HISTÓRICO | Defesa de Lula entrega em mãos a certidão do julgamento que confirmou a parcialidade de Moro nos processos contra Lula. Parabéns, Cristiano Zanin (@czmartins) e Valeska Martins (@ValeskaZanin)!

PARABÉNS, PRESIDENTE LULA! #equipeLula

Foto: Ricardo Stuckert pic.twitter.com/dghGB9hPXe

— Lula (@LulaOficial) June 24, 2021

 

“Nulidade irremediável”

A decisão de Mendes foi divulgada nesta quinta-feira (24/6) e a extensão da suspeição de Sergio Moro passou a valer para os outros dois processos em que o ex-juiz atuou contra o ex-presidente na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Com a decisão, os processos do sítio de Atibaia e sobre o Instituto Lula voltam à estaca zero.

O magistrado atendeu a um pedido dos advogados do ex-presidente para que todos os atos decisórios de Moro nas ações fossem considerados nulos. O ex-juiz já tinha sido considerado suspeito no caso do tríplex – decisão confirmada nesta semana pelo plenário do STF.

Em nota, os advogados apontaram o entendimento de que todos os processos conduzidos pelo ex-juiz foram afetados pela “nulidade irremediável”

“A decisão o Ministro Gilmar Mendes confere a amplitude necessária à suspeição do ex-juiz Sergio Moro que foi consolidada pelos recentes julgamentos do Supremo Tribunal Federal. Com essa extensão, que atende ao pedido que formulamos, todos os processos em que o ex-juiz Sergio Moro atuou envolvendo o ex-presidente Lula estão maculados pela nulidade irremediável — de forma que nenhum ato poderá ser reaproveitado em qualquer instância”, destacou a defesa.

5 imagens
Lula articula com Marcelo Freixo frente ampla contra Bolsonaro
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  em encontro com partidos de esquerda no Rio de Janeiro
Lula se reúne em hotel no Rio com lideranças de comunidades carentes. Ele afirmou que o presidente Bolsonaro é o responsável pelas mortes por COVID.
Lula e os advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins
1 de 5

PSB está na frente ampla para tentar derrotar Bolsonaro no Rio

Lula se reúne com lideranças políticas no Rio de Janeiro
2 de 5

Lula articula com Marcelo Freixo frente ampla contra Bolsonaro

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
3 de 5

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em encontro com partidos de esquerda no Rio de Janeiro

Aline Massuca/Metropoles
4 de 5

Lula se reúne em hotel no Rio com lideranças de comunidades carentes. Ele afirmou que o presidente Bolsonaro é o responsável pelas mortes por COVID.

Aline Massuca/Metropoles
5 de 5

Lula e os advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins

Reprodução/Redes sociais

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?