Lula: “Bolsonaro não faz questão de não ser lambe-botas do Trump”
Ex-presidente petista disse que o Brasil não deve se meter na briga entre Estados Unidos e Irã
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Lula da Silva (PT) criticou, nesta quarta-feira (08/01/2020), a política internacional do atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro (sem partido), especificamente em relação ao conflito entre os Estados Unidos e o Irã. “Na relação internacional sempre são dois interesses: o seu e o do outro. Você tem que sempre equilibrar o deles com o seu. O Bolsonaro não faz a menor questão de não ser um lambe-botas do Trump”, afirmou.
Ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o petista disse que “não há necessidade de criar terrorismo no Irã”.
As declarações foram feitas em entrevista ao site Diário do Centro do Mundo (DCM). Trechos da conversa foram publicados no perfil oficial do petista no Twitter.
“O momento não é adequado para o Brasil se meter em uma briga externa. O Brasil não tem contencioso com o mundo, sempre manteve uma política diplomática harmoniosa. Devemos ser um construtor de paz”, ressaltou o petista.
Trump também foi alvo do ex-presidente. A relação dos Estados Unidos com o Oriente Médio piorou após autorização do presidente norte-americano para matar o general iraniano Qassim Suleimani.
“Os EUA precisam sempre eleger um inimigo. Isso está me cheirando a campanha eleitoral“, pontuou Lula.