metropoles.com

Lula quer Petrobras com “caráter estatal” e critica paridade de preços

Em reunião com o ex-presidente, senador Jean Paul Prates informou que o petista garantiu dar apoio às propostas por ele relatadas na Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PT
Ex-presidente Lula e o senador Jean Paul Prates, ambos do PT, posam para foto. Eles estão de frente, usam trajes sociais, e encostam os punhos num cumprimento. Ao fundo, vários cartazes de propaganda de Lula e do PT - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente Lula e o senador Jean Paul Prates, ambos do PT, posam para foto. Eles estão de frente, usam trajes sociais, e encostam os punhos num cumprimento. Ao fundo, vários cartazes de propaganda de Lula e do PT - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PT

Após conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) informou que o petista garantiu que dará apoio às propostas que impactam nos preços dos combustíveis das quais ele é relator no Senado (PL nº 1.472/21 e PLP nº 11/2020).

“Tivemos uma conversa muito produtiva sobre o papel que a oposição tem desempenhado, como minoria liderada por mim, nesse processo, mostrando que o PT tem colaborado pra trazer soluções, ainda que não ideais, pelo menos emergenciais, para reduzir as dificuldades do povo brasileiro”, disse o senador.

Na conversa, Lula enfatizou a necessidade de se recuperar o caráter estatal da Petrobras, ponto que tem sido central na discussão da política a ser implementada em um eventual governo do petista.

Após o encontro, o senador defendeu que solução ideal para o país seria a revisão do papel da Petrobras e da Eletrobras na economia.

“É preciso contestar o absolutismo da paridade internacional de preços, considerando que o país é autossuficiente em petróleo e precisa auferir vantagem competitiva disso”, defendeu Jean Paul Prates.

Também participaram do encontro, ocorrido em São Paulo, a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o presidente da Fundação Perseu Abramo e ex-senador Aloisio Mercadante, o ex-presidente da Petrobras Sérgio Grabrielli, que tem ajudado a construir a proposta que será encampada pelo petista em relação à estatal.

Entre os presentes também estavam o ex-presidente da Aneel Nelson Hubner e o ex-presidente da EPE Maurício Tomalskin.

Eletrobras

De acordo com o senador, na avaliação do grupo, a privatização da Eletrobras não é necessária ou recomendável, sobretudo sem a devida avaliação. “É preciso calcular e incluir as vantagens adicionais adequadas, a venda de potência, os espelhos d’água, a rede de transmissão e toda a estrutura que foi construída durante décadas”, defendeu Jean Paul Prates.

“E a maior gravidade é a falta de estudo de impacto tarifário porque vai cobrar preço como se fossem usinas novas que ainda deveriam ser pagas”, completou.

Propostas

O parlamentar é relator de duas propostas que visam impactar o preço dos combustíveis. Ele deve entregar os pareceres somente na próxima semana.

Uma das propostas é o PL nº 1.472, de 2021, aprovado recentemente pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O texto propõe três principais alterações na legislação: o estabelecimento de uma “política de preços dos derivados do petróleo”; a criação de mecanismo de amortecimento contra flutuações do preço do óleo no mercado internacional; e a composição de um imposto sobre a exportação do óleo.

Propostas

Já o PLP nº 11 de 2021 propõe a unificação da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ressalvando a necessária regulamentação por partes dos estados.

A criação do fundo conta com a simpatia de economistas ligados a Lula. Já a redução da alíquota do ICMS, com impacto direto na arrecadação, é vista com preocupação, visto que, se hoje, a arrecadação está alta devido ao preço do mercado internacional, em um cenário de preços baixos, a arrecadação dos estados estará bastante comprometida.

3 imagens
Lula se reúne para definir política sobre combustíveis
Lula se reúne para definir política sobre combustíveis
1 de 3

Lula e Jean Paul Prates, presidente da Petrobras

Ricardo Stuckert/PT
2 de 3

Lula se reúne para definir política sobre combustíveis

Ricardo Stuckert/PT
3 de 3

Lula se reúne para definir política sobre combustíveis

Ricardo Stuckert/PT

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?