metropoles.com

Lula afirma que usará todos os recursos para concorrer à Presidência

Afirmações foram feitas pelo ex-presidente durante julgamento no STJ, que negou habeas corpus preventivo ao petista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Lula participou de  manifestação contra o impeachment  – Brasília – DF 16/04/2016
1 de 1 Lula participou de manifestação contra o impeachment – Brasília – DF 16/04/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que usará todos os recursos disponíveis para garantir sua candidatura à Presidência da República. A declaração ocorreu durante o julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta terça-feira (6/3), de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do petista. O tribunal negou, por unanimidade, o pedido, que tinha por objetivo evitar a prisão de Lula antes de esgotados todos os recursos no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Reunido com representantes da Central de Movimentos Populares (CMP), em São Paulo, o ex-presidente disse que estão tentando impedir a candidatura mais forte do campo da esquerda. Segundo relato do coordenador do movimento, Raimundo Bonfim, a candidatura do petista será levada até as últimas consequências.

Lula aceitou o convite para participar do congresso do movimento, no dia 4 de abril, e descreveu a agenda para as próximas semanas, incluindo uma caravana para o Sul e a participação no Fórum Social Mundial, em Salvador.

O ex-presidente publicou nas redes sociais trechos da entrevista concedida a uma rádio baiana. Nela, disse esperar bom senso da Justiça. O petista também comparou o processo a uma inquisição. “Estou me insurgindo e por isso estou candidato. Espero que haja Justiça de verdade. Acredito, e tanto, que estou recorrendo”, afirmou.

Em 24 de janeiro, o ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de cadeia pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em decorrência do caso do triplex no Guarujá. Como a decisão da Corte foi unânime, dificilmente a sentença será alterada após a análise dos recursos apresentados pela defesa de Lula.

Assim, os advogados do ex-presidente entraram com pedidos de habeas corpus preventivos no STJ — que já o negou — e no Supremo Tribunal Federal (STF) — no qual o pedido foi indeferido pelo relator do caso, ministro Edson Fachin, e liberado ao plenário. A competência para definição das pautas analisadas pela Corte, no entanto, ficou como responsabilidade da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Até agora, ela não deu sinais de que colocará a ação em pauta. (Com informações da Folhapress)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?