metropoles.com

Lula a Alckmin sobre recusa em usar cadeira: “Ela não morde, afaga”

Presidente Lula relatou que o vice não quis sentar na cadeira presidencial quando o mandatário viajou à Argentina e ao Uruguai

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Alckmin e Lula, respectivamente vice e presidente eleitos, conversam durante cerimônia de diplomação de sua chapa no TSE - Metrópoles
1 de 1 Alckmin e Lula, respectivamente vice e presidente eleitos, conversam durante cerimônia de diplomação de sua chapa no TSE - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou, nesta sexta-feira (27/1), em encontro com os 27 governadores, que o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), não quis sentar na cadeira presidencial quando exerceu a Presidência durante a viagem do titular à Argentina e ao Uruguai, no início da semana.

A declaração de Lula foi proferida na abertura de reunião com os chefes dos Executivos estaduais, no Palácio do Planalto, que conta com a presença de Alckmin e de ministros de Estado.

“Vou passar a palavra para o meu companheiro Geraldo Alckmin, que foi presidente agora por três dias, quando eu fui na Argentina, e não quis sentar na minha cadeira. Eu pedi para ele ficar na minha sala, ele disse: ‘Não. Na sala eu posso ficar, mas a cadeira é do presidente, nela eu não sento’. E ele foi despachar numa sala vizinha à sala do presidente”, declarou Lula ao finalizar seu discurso inicial, transmitido pela TV Brasil.

E continuou: “Eu volto a repetir na frente de todos os governadores: eu vou viajar muito e, quando eu viajar, na minha cadeira eu vou escrever: Geraldo Alckmin para você poder sentar sem nenhuma preocupação. Porque a minha cadeira não morde, ela afaga”, prosseguiu.

Veja:

Nos três dias em que ficou como presidente interino, Alckmin despachou do Palácio do Planalto. Segundo auxiliares do vice, teria sido o próprio Lula quem pediu a Alckmin para despachar do gabinete presidencial nesse período.

No governo anterior, Hamilton Mourão evitava despachar do gabinete de Jair Bolsonaro, quando o general assumia a Presidência interinamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?