metropoles.com

Luiza Erundina oficializa candidatura do PSol à presidência da Câmara

A parlamentar, de 86 anos, é a única mulher na disputa pelo comando da Casa. O partido possui 10 deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Luiza Erundina_Pablo Valadares-Câmara dos Deputados
1 de 1 Luiza Erundina_Pablo Valadares-Câmara dos Deputados - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada federal Luiza Erundina (PSol-SP) oficializou, nesta segunda-feira (18/1), a candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. A bancada do partido possui 10 deputados e a postulação tem o objetivo de demarcar território. Ela é a única mulher candidata na disputa.

A parlamentar defendeu uma gestão da Câmara mais aberta à sociedade e a serviço dos direitos humanos, da cidadania, contrária à violência contra as mulheres e à pobreza. “O combate à desigualdade, seja de raça, credo ou gênero. Essa deve ser uma prioridade de qualquer gestão do PSol no Executivo ou no Legislativo e esse será um dos nossos compromissos”, disse.

Erundina também criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que, segundo ela, tratou “a vida humana de forma cruel, desumana e irresponsável”. A deputada lembrou também da “tragédia em Manaus”. “É mais cruel que essas pessoas morreram por falta de oxigênio. Na floresta [amazônica] considerada o ‘pulmão do mundo’, essas pessoas morreram de falta de oxigênio”, lamentou.

Por ser do grupo de risco, a deputada de 86 anos não tem viajado a Brasília desde o início da pandemia da Covid-19. Ela, todavia, foi candidata a vice-prefeita de São Paulo, na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSol).

Erundina foi lançada como candidata na última sexta-feira (15/1), apesar de a legenda está dividida quanto ao rumo na eleição interna da Casa. Uma ala, com cinco deputados, defendia candidatura própria – que é a praxe do partido em eleições da Câmara – e outra, também com cinco, defendia o apoio ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP), com o objetivo de derrotar Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente Jair Bolsonaro.

Rossi, que é apoiado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contabiliza o apoio de 12 partidos – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB e Rede -, com 295 deputados.

Enquanto Lira conta com o apoio de PP, PL, PSD, Republicanos, Pros, Patriota, PSC e Avante – 185 parlamentares. O PTB, com 11 deputados, e o Podemos, com 10, devem seguir com ele, totalizando 206 deputados.

Além de Erundina, Rossi e Lira, Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) são candidatos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?