metropoles.com

Luiz Navarro é nomeado novo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União

Ele ocupará o cargo que estava com Carlos Higino, que estava no posto interinamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Falhas CGU
1 de 1 Falhas CGU - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Depois da saída de Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça, mais uma mudança balança a Esplanada dos Ministérios. A presidente Dilma Rousseff decidiu nesta segunda-feira (29/2) nomear Luiz Navarro para o cargo de ministro da Controladoria-Geral da União (CGU).

YouTube/Reprodução
Higino estava interinamente na CGU

A informação foi antecipada por Natuza Nery e Gerson Camarotti. Navarro substituirá Carlos Higino, que estava interinamente na CGU.

Luiz Navarro, que já trabalhou na CGU, é reconhecido por trabalhos no combate a desvios de dinheiro público.

Em janeiro, o Metrópoles mostrou que a mulher de Carlos Higino estava subordinada a ele, na CGU. Médica radiologista, Manuela Sabóia Moura de Alencar é servidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria de Saúde do DF, mas está cedida pelos dois órgãos para a CGU, onde é chefe do Departamento Médico. Uma função gratificada da médica foi assumida em 1º de março de 2014, mesma data em que Higino assumiu a secretaria-executiva da CGU.

À época, a CGU negou que o caso configurasse nepotismo. Em nota, a controladoria afirmou que Manuela “não ocupa cargo em comissão ou de confiança na CGU, possuindo apenas uma gratificação de representação para servidores que trabalham na Presidência da República”. Ainda segundo a nota, a médica “foi cedida para a CGU em agosto de 2006 e não tem subordinação direta ao gabinete do ministro, pois trabalha no serviço médico, que é subordinado à Coordenação Geral de Recursos Humanos, ligada à Secretaria Executiva”.

Apesar de negar que ela fosse subordinada a Higino, o organograma da CGU deixa claro que o ministro-chefe do órgão, cargo então ocupado por Higino, está acima de todos os outros servidores ou funcionários comissionados da pasta.

Auditor fiscal de carreira, Higino tornou-se figura emblemática na cena política de Brasília. À frente da Secretaria de Transparência, ganhou projeção ao propor, no GDF, o combate ao nepotismo. Por iniciativa dele, foram abertos 22 processos contra esse tipo de prática em julho de 2012.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?