metropoles.com

Lobão no Roda Viva: esquerda tem “pau mole” e direita, “recalcados”

Em entrevista no programa da TV Cultura, cantor não poupou nenhum espectro político de críticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Klapouch Fotografia/Divulgação
Lobão ao vivo 5
1 de 1 Lobão ao vivo 5 - Foto: Klapouch Fotografia/Divulgação

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o cantor Lobão não poupou nem direita nem esquerda de críticas. Na noite dessa segunda (01/06), o artista afirmou que a direita “não tem intelectuais, tem recalcados”. Já sobre a esquerda, ele avaliou que o grupo político tem “pau mole” e pratica “certos tipos de vitimização”.

“ A direita não tem intelectual, tem recalcados. A direita, tô falando de uma maneira ativa, aqui é um subproduto. Temos pouquíssimas seríssimas pessoas, o Martim Vasques da Cunha, o Bruno Garschagen, tem algumas pessoas que são realmente muito boas. O intelectual de direita eu considero que é um observador que tem uma riqueza de informações, mas é uma raridade, me incluo nesse rol, e ficamos num sanduíche. A direita, que o Reinaldo Azevedo chama de ‘direita chucra’, impera e abunda”, avaliou.

Apesar das críticas, Lobão afirmou que isso não o reaproxima de ideais frequentemente ligados à esquerda.

“Não é que [a esquerda] tenha ‘pau mole’. Acho que o intelectual de esquerda é o campeão mundial de ‘punheta’ de pau mole. Porque eu acho que há certos tipos de vitimização e de um auto centrismo da esquerda, que ela, realmente, quando vejo determinadas músicas de protesto, é uma ‘punheta de pau mole’. Não tem a visceralidade de um rock ou de uma música de protesto, de um Bob Dylan”, disse.

“Você pensa assim, o subtexto poderia ser ‘que peninha que tenho de mim’. Essa característica de vitimização, de se achar tão perseguido. Quero deixar bem claro que não estou atribuindo a ter ou não ter razão, de ser ou não percebido. Eu nunca vou me colocar como vítima, não vou ficar ‘ai, puxa’. Acho uma atitude mórbida, que é esteticamente carente de privacidade, de teor de força, dinâmica, de colorido, de atitude, de enfrentamento”, completou.

Em outro trecho da entrevista, ao criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lobão afirmou que há uma “intenção de destruir completamente a classe artística no Brasil”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?