metropoles.com

Lira se recusa a falar sobre suposta ameaça de Braga Netto às eleições

Segundo jornal, ministro da Defesa condicionou eleições de 2022 ao voto impresso e auditável. Braga Netto diz que relato é uma “mentira”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressista-AL), saindo pela chapelaria do Congresso Nacional
1 de 1 Presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressista-AL), saindo pela chapelaria do Congresso Nacional - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recusou-se a comentar, nesta quinta-feira (22/7), suposta ameaça de golpe do ministro da Defesa, general Walter de Souza Braga Netto, caso não haja voto impresso e auditável nas eleições de 2022.

Lira comunicou nesta manhã, via assessoria, que não irá se pronunciar sobre a suposta ameaça que teria recebido de um interlocutor do ministro da Defesa.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o general avisou Arthur Lira, no último dia 8 de julho, de que não haverá eleições no ano que vem se não houver voto impresso e auditável. O recado foi dado ao presidente da Câmara por meio de um interlocutor de Braga Netto.

Ao receber o aviso, o líder do Centrão entendeu se tratar, segundo o jornal, de uma ameaça de golpe, algo “gravíssimo”. Por isso, foi atrás do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para esclarecer a situação e assinalou ao chefe do Executivo federal que iria com ele até o fim, mesmo se fosse para perder a eleição, mas não admitiria golpe.

3 imagens
Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL)
Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL)
1 de 3

Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL)

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL)

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL)

Igo Estrela/Metrópoles

Ainda segundo o jornal, Bolsonaro contemporizou e disse respeitar a Constituição. Lira destacou, porém, que o emissário foi claro ao dar o aviso do general.

Uma fonte ligada ao ministro da Defesa negou, em conversa reservada com o Metrópoles, que o fato tenha ocorrido. “Interlocutor? Não se manda recado neste nível. E não é postura de uma autoridade”, disse.

Naquele mesmo 8 de julho — quando Braga Netto teria mandado recado a Lira —, Bolsonaro afirmou que as “eleições do ano que vem serão limpas”, em referência ao voto impresso, “ou não teremos eleições”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?