metropoles.com

Lira manda recado a Bolsonaro: “Estou atento 24 horas”

Presidente da Câmara disse estar “atento” aos ataques de Bolsonaro ao Judiciário e defendeu a votação do voto impresso no plenário da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro e Arthur Lira
1 de 1 Jair Bolsonaro e Arthur Lira - Foto: Alan Santos/PR

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta sexta-feira (6/8), estar atento às ameaças antidemocráticas e à crescente tensão entre os Poderes diante das recentes manifestações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em pronunciamento, o deputado voltou a dizer que o “sinal amarelo” está ligado para o presidente.

A fala ocorreu em coletiva de imprensa convocada por Lira para anunciar que a PEC do voto impresso será encaminhada ao plenário da Casa, apesar de revés na comissão especial. Na ocasião, justificou que o plenário “será o juiz dessa disputa que já foi longe demais”.

No encontro com jornalistas, Lira mandou um recado a Bolsonaro, principal defensor da aprovação da matéria. “O botão amarelo continua apertado. Segue com a pressão do meu dedo. Estou atento, 24 horas atento. Todo tempo é tempo”, enfatizou.

A manifestação do parlamentar ocorre diante da insistência de Bolsonaro pelo andamento do voto impresso no Congresso Nacional. Em defesa da alteração no sistema eleitoral, chefe do Executivo comprou briga com membros do Judiciário e chegou a ameaçar a realização das eleições em 2022.

Diante da crescente tensão entre Judiciário, Executivo e Legislativo, Lira disse: “Não contem comigo com qualquer movimento que rompa ou macule a independência e a harmonia entre os poderes, ainda mais como chefe do poder que mais representa a vontade do povo brasileiro”, prosseguiu.

“Sinal amarelo”

A fala de Lira desta sexta, sobre o “botão amarelo”, remete a outro recado dado pelo presidente da Câmara a Bolsonaro.

Em março deste ano, o deputado endureceu a fala em relação à conduta do mandatário do país no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, disse ter ligado o “sinal amarelo” para pessoas do governo que cometessem erros “primários e desnecessários” frente à gestão da crise sanitária. 

“A mudança de atitude em relação à pandemia, quero crer, é a semente de algo muito maior, muito mais necessário e, diria, urgente e inadiável: será preciso evoluir, dar um salto para a frente, libertamos as amarras que nos prendem a condicionamentos que não funcionam mais, que nos escravizam a condicionamentos que já se esgotaram”, destacou à época.

Voto impresso

Rejeitada na comissão especial por 23 votos a 11, a PEC do voto impresso irá a plenário. Apesar da derrota, o presidente da Câmara anunciou que levaria a matéria para ser votada pelos 513 deputados.

Lira alegou que o “voto impresso está pautando o Brasil” e que a medida trará “tranquilidade para as próximas eleições”. “Para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023 vamos levar sim a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos pela urna eletrônica vão decidir”, enfatizou.

Na avaliação do presidente da Câmara, apenas o plenário permitirá uma “decisão inquestionável e suprema”.

“Para quem fala que a democracia está em risco, não há nada mais amplo que deixar o plenário manifestar-se Só assim teremos uma decisão inquestionável e suprema porque o plenário é a nossa alçada máxima de decisão. Esta será a minha decisão que precisará ser corroborada com vários líderes na segunda-feira”.

Ainda hoje, a comissão especial deverá votar relatório contrário à aprovação da PEC. O novo relator designado é o deputado Raul Henry (MDB-PE). O nome do parlamentar pernambucano foi escolhido depois que o deputado Junior Mano (PL-CE) declinou do convite para apresentar um parecer contrário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?