metropoles.com

Lira diz que dar ministérios a partidos é solução para aumentar a base

Como adiantou o Metrópoles, para apoiar Lula nas pautas, Lira quer Ministério da Saúde e pastas do União Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Lira
1 de 1 Lira - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Como adiantou o Metrópoles, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-PI), confirmou, em entrevista à GloboNews, ter pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o comando de quatro ministérios. Segundo Lira, “dar ministérios é solução para acalmar partidos”.

“Tem de conversar e dialogar para traçar uma base de maioria [tanto] na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal para ter essas matérias aprovadas. […] Como é que o governo se pré-dispôs a fazer uma base parlamentar? Ele deu ministérios ao MDB, PSD, União Brasil e todos os partidos que votaram nele na campanha”, disse Lira.

“Ele optou por esse formato e, lógico que em uma conversa entre líderes, parte da articulação política ou o presidente da República ou da Câmara, essa mesma solução seja dada para partidos que eles queiram aumentar a base. O que há de errado nisso? O que há de estranho nisso?”, questionou o presidente da Casa.

Lira disse ainda que, “pessoalmente”, não reivindicou nada, tampouco “a cabeça” de ministros do presidente. “O que eu pedi ao governo foi respeito e reciprocidade, um tratamento institucional e correto. Tenho ajudado o governo sendo facilitador das suas matérias e tenho certeza de que o governo sabe disso”, ponderou.

Articulação

Como adiantado, interlocutores do governo no Congresso relataram que Lira quer colocar aliados no Ministério da Saúde e nas três pastas hoje comandadas por indicados do União Brasil, partido que não tem dado o apoio esperado ao governo, apesar de ter grande espaço na Esplanada dos Ministérios.

Segundo apurou a reportagem do Metrópoles, o presidente da Câmara defende entregar essas pastas para partidos que hoje não estão no primeiro escalão, como o PP, sua própria legenda, e o Republicanos.

O União Brasil comanda o Ministério das Comunicações, com Juscelino Filho; o do Turismo, com Daniela Carneiro; e o da Integração Nacional, com Waldez Goés. Como o partido realmente não tem atuado como base do governo, em tese, a entrega das pastas para aliados de Lira não é algo impossível.

Na Saúde, porém, a resistência deve ser maior. Lula não gostaria de colocar a pasta, comandada hoje por Nísia Trindade, no contexto das trocas políticas. O petista, da mesma forma, resiste em abrir conversas sobre abrigar indicações políticas entre os ministros palacianos, que se encontram sob ataque de parlamentares e são acusados de ter culpa nos problemas de relacionamento do governo com o Congresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?